Analise as afirmativas a seguir no que diz respeito às Evidências de Auditori...

Analise as afirmativas a seguir no que diz respeito às Evidências de Auditoria. I- A evidência de auditoria deve ser apropriada e suficiente, sendo que a suficiência é uma medida da qual...


publicidade
Analise as afirmativas a seguir no que diz respeito às Evidências de Auditoria.

I- A evidência de auditoria deve ser apropriada e suficiente, sendo que a suficiência é uma medida da qualidade e a apropriação está relacionada à quantidade das informações obtidas.
II- A confiabilidade da evidência de auditoria é maior quando ela é obtida de fontes independentes externas à entidade, sendo menor quando gerada internamente sem controles eficazes.
III- O auditor pode prescindir de evidência de auditoria quando os controles internos da entidade forem avaliados como altamente eficazes, reduzindo-se, assim, o risco de auditoria a níveis aceitáveis.

Está CORRETO o que se afirma em:
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Ingrid Nunes
    Ingrid Nunes EQUIPE
    11/10/2026 • 11:01
    Vamos falar um pouco sobre evidências de auditoria, que são o coração do processo de auditoria. Basicamente, são os dados e informações que o auditor recolhe para fundamentar seu julgamento sobre as demonstrações financeiras ou os controles internos da empresa.

    A primeira afirmativa fala sobre evidência apropriada e suficiente, mas aqui há um erro: a suficiência está relacionada à quantidade (não qualidade) da evidência, enquanto a apropriação se relaciona à qualidade da evidência. Portanto, a afirmativa I está incorreta.

    A segunda afirmativa está correta. Evidências obtidas de fontes independentes externas são mais confiáveis do que as originadas internamente, principalmente se os controles internos não forem eficazes.

    Já a terceira afirmativa está errada. Mesmo que os controles internos sejam altamente eficazes, o auditor não pode prescindir completamente de evidências; ele sempre precisa de algum tipo de evidência para suportar seu trabalho, mesmo que o risco seja reduzido.

    Resumo: apenas a afirmativa II está correta.

    Gabarito correto: d
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.