Lactente de dois meses deu entrada em um hospital com choque séptico de foco ...

Lactente de dois meses deu entrada em um hospital com choque séptico de foco cutâneo devido à infecção fúngica em área de fraldas, que culminou em disfunção cardiorrespiratória e hematológica. Na a...


publicidade
Lactente de dois meses deu entrada em um hospital com choque séptico de foco cutâneo devido à infecção fúngica em área de fraldas, que culminou em disfunção cardiorrespiratória e hematológica. Na admissão, apresentava pancitopenia e sangramento em vias aéreas, sendo necessário múltiplas hemotransfusões com hemácias, plaquetas e plasma fresco congelado. Após essas transfusões, paciente se encontrava com infecção controlada, com controle hídrico rigoroso e evoluiu com Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo Grave, com hipoxemia refratária ao tratamento ofertado, evoluindo com disfunção de múltiplos órgãos e sistemas e óbito.
Sobre o quadro, a hipótese mais provável é
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Matheus Fernandes
    Matheus Fernandes EQUIPE
    09/10/2026 • 16:02
    Essa questão aborda complicações possíveis após múltiplas transfusões de sangue em um lactente com quadro grave de choque séptico e disfunção multiorgânica. É importante entender as principais reações transfusionais que podem ocorrer, principalmente em pacientes críticos.

    A Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA) que surgiu após as transfusões, manifestada por hipoxemia refratária, sugere uma lesão pulmonar que precisa ser analisada entre as opções relacionadas às transfusões. O TRALI (Lesão pulmonar aguda relacionada à transfusão) é caracterizado por edema pulmonar não cardíaco, hipoxemia, e aparece tipicamente até 6 horas após a transfusão, causados por reação imune às transfusões. O TACO (Sobrecarga circulatória) também pode causar insuficiência respiratória, mas está associada a sinais de sobrecarga hídrica e congestão cardíaca.

    Neste caso, o quadro de hipoxemia grave, conta com múltiplas transfusões, e principalmente a evolução para disfunção de múltiplos órgãos, indicam TRALI, que é uma reação grave e imunológica, típica dessa situação. A reação hemolítica aguda causaria sinais como febre, dor, insuficiência renal, que não são o destaque aqui. A contaminação bacteriana levaria a choque séptico persistente, e reação alérgica não explica a SDRA com hipoxemia grave.

    Portanto, a hipótese mais provável é a alternativa a) TRALI (Lesão pulmonar aguda relacionada à transfusão).
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.