A ocorrência de interações medicamentosas clinicamente relevantes é frequente...

A ocorrência de interações medicamentosas clinicamente relevantes é frequente em pacientes críticos, podendo levar a eventos adversos graves e necessidade de ajuste terapêutico. Assinale a al...


publicidade
A ocorrência de interações medicamentosas clinicamente relevantes é frequente em pacientes críticos, podendo levar a eventos adversos graves e necessidade de ajuste terapêutico.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma interação medicamentosa bem estabelecida e seu principal risco associado.
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • David Castilho
    David Castilho EQUIPE
    08/10/2026 • 13:01
    Vamos falar sobre interações medicamentosas, que são situações em que um remédio interfere na ação de outro, podendo aumentar riscos ou reduzir a eficácia do tratamento. Em pacientes críticos, isso é ainda mais delicado, pois qualquer mudança pode levar a eventos adversos graves.

    Na alternativa a), a fentanila e o midazolam são usados juntos frequentemente para analgesia e sedação, e ambos atuam no sistema nervoso central, mas não competem diretamente por receptores, portanto a explicação está incorreta.

    Na alternativa b), a associação entre sinvastatina e amiodarona é uma interação muito conhecida. A amiodarona pode aumentar os níveis de sinvastatina ao reduzir seu metabolismo, o que potencializa o risco de efeitos adversos como miopatia e rabdomiólise, ou seja, lesão muscular grave.

    Na alternativa c), vancomicina e furosemida podem sim aumentar o risco de lesão renal, pois ambos têm potencial nefrotóxico, mas o mecanismo é mais relacionado à toxicidade direta dos fármacos do que à depleção volêmica, que não é o principal motivo da interação.

    Na alternativa d), omeprazol não é conhecido por inibir a agregação plaquetária nem por aumentar risco de sangramento em associação com enoxaparina de forma relevante; o principal mecanismo de risco hemorrágico é diferente.

    Por fim, na alternativa e), varfarina e metronidazol podem interagir, mas o metronidazol inibe as enzimas que metabolizam a varfarina, aumentando seu efeito anticoagulante e risco de sangramento, não trombótico por indução enzimática como está descrito.

    Portanto, a alternativa b) é a correta pois apresenta uma interação bem estabelecida e seu risco principal que é o aumento do risco de miopatia e rabdomiólise provocado pela combinação de sinvastatina e amiodarona.
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.