Um paciente de 45 anos dá entrada no pronto-socorro apresentando um quadro de...

Um paciente de 45 anos dá entrada no pronto-socorro apresentando um quadro de traumatismo cranioencefálico. A gasometria arterial colhida em ar ambiente (FiO2 21%) apresenta os seguintes...


publicidade
Um paciente de 45 anos dá entrada no pronto-socorro apresentando um quadro de traumatismo cranioencefálico. A gasometria arterial colhida em ar ambiente (FiO2 21%) apresenta os seguintes resultados: pH = 7,50; PaCO2 = 28 mmHg; HCO3 - = 24 mEq/L. Com base nos princípios de interpretação do equilíbrio acidobásico, assinale a alternativa que descreve corretamente o distúrbio primário apresentado pelo paciente.
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • David Castilho
    David Castilho EQUIPE
    08/10/2026 • 08:02
    Vamos conversar um pouco sobre distúrbios acidobásicos, um tema bastante comum em emergências médicas. Para entender o problema do paciente, precisamos analisar os valores da gasometria arterial apresentados: pH, PaCO2 e HCO3-. O pH está elevado (7,50), indicando alcalose. O PaCO2 está baixo (28 mmHg), abaixo do valor normal que gira em torno de 40 mmHg, o que sugere que o paciente está eliminando muito dióxido de carbono. O bicarbonato (HCO3-) está normal, em 24 mEq/L.

    Quando o pH está alto e o PaCO2 baixo, a causa mais provável é uma alcalose respiratória. Isso acontece quando há hiper-ventilação, levando à redução do dióxido de carbono no sangue. O fato do bicarbonato estar normal indica que ainda não houve tempo para o rim compensar completamente o distúrbio, uma vez que compensações metabólicas costumam ser mais lentas.

    As outras alternativas são incorretas porque: a acidose metabólica apresentaria redução no bicarbonato e possível acidose respiratória teria PaCO2 alto, não baixo. Além disso, o bicarbonato não está elevado para caracterizar alcalose metabólica. A compensação renal completa deixaria o pH normal, o que não acontece aqui.

    Portanto, a alternativa correta é a letra a) que descreve adequadamente uma alcalose respiratória aguda, provavelmente causadas por lesão do bulbo, já que o paciente sofreu traumatismo cranioencefálico.

    Gabarito: a
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.