No texto, quando o autor declara: “Essa idéia, aliás, é...

No texto, quando o autor declara: “Essa idéia, aliás, é errada” (1º parágrafo), ele faz referência


publicidade
📖 Texto associado ▼

TEXTO para as questões de 01 a 10.

DO MICRO AO MACRO

O modelo antigo da escola que formava “doutores” não cola mais. Também não cola mais a idéia de que é da escola a obrigação de educar os filhos. Essa idéia é, aliás, errada. “A escola é mais uma maneira de educar. Família, amigos, televisão e internet também são formas de educação”, diz Mário Sérgio Cortella, filósofo e professor da PUC-SP. Não é por isso, porém, que vale matricular o filho em qualquer lugar. Ao contrário, escolher o colégio que mais se ajusta ao perfil da família é como provar vários pares de sapatos até encontrar o mais confortável – a escola tem que compactuar com os interesses de pais e filhos.

Atualmente, para muitas escolas, o maior valor da educação é ensinar ao aluno a pensar. Quase não existe mais espaço para aquela didática voltada à matéria decorada, à pedagogia da imposição das idéias. A abordagem é reflexiva, induz o estudante a desenvolver pensamentos coerentes e o senso analítico. A boa escola acompanha os problemas mundiais e éticos de maneira mais ampla. “Não há colégio separado do que está acontecendo na sociedade. O que diferencia um do outro é o foco e a eficácia da articulação para discutir um problema”, diz Cristine Conforte, diretora de ensino fundamental do Colégio Santa Cruz, de São Paulo.

Revista Vida Simples. Pé no chão. Julho de 2008.p.44.

No texto, quando o autor declara: “Essa idéia, aliás, é errada” (1º parágrafo), ele faz referência

Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Marcos de Castro
    Marcos de Castro EQUIPE
    14/10/2026 • 12:01
    Vamos analisar o trecho do texto onde o autor diz “Essa ideia, aliás, é errada”. Ele está se referindo à afirmação anterior: “...também não cola mais a ideia de que é da escola a obrigação de educar os filhos.” Isso significa que o autor discorda da visão de que a escola é a única responsável pela educação dos filhos, pois destaca que a educação vem também de outros ambientes, como a família, os amigos, a televisão e a internet.

    Analisando as alternativas:
    - A opção (a) fala sobre cola entre alunos, que não tem relação com o trecho citado.
    - A opção (b) diz que o compromisso de educar os filhos é de competência apenas da escola, o que é exatamente a ideia que o autor afirma ser errada.
    - A alternativa (c) tem outro foco, falando da formação de “doutores”, mas não diretamente relacionada ao trecho do 1º parágrafo.
    - A alternativa (d) fala do compromisso dos pais, o que não é o foco do trecho.
    - A alternativa (e) menciona TV e escola como únicos meios, quando o texto menciona mais meios.

    Portanto, a alternativa correta é a letra b, pois é a ideia que o autor aponta como errada.
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.