O controle de materiais e a organização de arquivos são fundamentais para a ...

O controle de materiais e a organização de arquivos são fundamentais para a eficiência institucional, pois garantem o acesso rápido e a disponibilidade de recursos, além de evitar perdas e despe...


publicidade
O controle de materiais e a organização de arquivos são fundamentais para a eficiência institucional, pois garantem o acesso rápido e a disponibilidade de recursos, além de evitar perdas e desperdícios. Nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA:
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Matheus Fernandes
    Matheus Fernandes EQUIPE
    16/10/2026 • 11:02
    Vamos falar sobre controle de materiais e organização de arquivos, temas essenciais para qualquer instituição que queira funcionar bem. O controle de materiais, por exemplo, utiliza técnicas para garantir que os itens mais antigos sejam usados primeiro, isso evita perdas por vencimento ou obsolescência, e essa técnica é chamada de PEPS - Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair. Portanto, a alternativa a) está falando do PEPS, mas está dizendo 'primeiro a entrar primeiro a sair' de maneira correta, o que parece certo.
    Já o arquivamento em ordem alfabética realmente organiza os documentos pelo nome, mas isso não ignora completamente os critérios temáticos ou legais, tornando a alternativa b) incorreta.
    Sobre a alternativa c), o método de arrumação por cor pode ajudar visualmente, mas não é uma técnica formal que priorize a gestão, é mais estético e subjetivo, o que dá uma base para achar essa afirmativa correta à primeira vista.
    Por fim, a alternativa d) diz que a classificação por assunto facilita o acesso e a preservação dos documentos, que é uma função importante da classificação documental, portanto essa alternativa está correta porque ajuda na organização eficiente dos documentos.
    Comparando as alternativas, a alternativa a) é correta, pois o controle de materiais utiliza a técnica primeiro a entrar, primeiro a sair. A d) também é correta, pois a classificação por assunto facilita o acesso e preservação de documentos organizacionais.
    Entre essas duas, a opção mais global e comumente aceita como correta para controle de materiais e organização de arquivos é a d), pois evidencia a importância da classificação para facilitar o acesso e a preservação, um ponto crítico em arquivos.
    Portanto, o gabarito é a alternativa d).
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.