A gestão documental compreende procedimentos de classificação, avaliação e de...

A gestão documental compreende procedimentos de classificação, avaliação e destinação dos documentos produzidos e recebidos pelos órgãos públicos. Acerca do assunto, registre V para as afirmativas ...


publicidade
A gestão documental compreende procedimentos de classificação, avaliação e destinação dos documentos produzidos e recebidos pelos órgãos públicos. Acerca do assunto, registre V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

(__)A tabela de temporalidade define prazos de guarda ea destinação final dos documentos, orientando a eliminação ou o recolhimento para guarda permanente.
(__)O arquivo corrente reúne documentos em curso ou de consulta frequente, conservados próximos aos setores que os produziram ou receberam.
(__)O arquivo intermediário abriga os documentos de valor histórico já destinados à preservação definitiva, franqueados à ampla consulta pública.
(__)A classificação organiza os documentos segundo plano que reflete funções e atividades do órgão, facilitando a recuperação da informação.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Marcos de Castro
    Marcos de Castro EQUIPE
    16/10/2026 • 01:01
    Essa questão trata da gestão documental, um tema essencial para a organização e o bom funcionamento dos órgãos públicos. A gestão documental envolve a classificação, avaliação, e destinação dos documentos, garantindo que eles sejam preservados adequadamente e eliminados quando não mais necessários.

    Vamos analisar cada afirmativa:

    1. A tabela de temporalidade realmente define os prazos de guarda e a destinação final dos documentos, orientando tanto a eliminação quanto o recolhimento para guarda permanente. Portanto, essa afirmativa é verdadeira.

    2. O arquivo corrente é composto por documentos em uso, que têm consulta frequente, e geralmente ficam próximos aos setores que os produziram ou receberam. Então, essa afirmativa também é verdadeira.

    3. O arquivo intermediário não é destinado aos documentos de valor histórico; ele abriga documentos que já não têm uso corrente mas ainda não são considerados para guarda permanente. Documentos de valor histórico são guardados no arquivo permanente, que é o último estágio. Portanto, essa afirmativa é falsa.

    4. A classificação organiza os documentos segundo um plano baseado nas funções e atividades do órgão, facilitando a recuperação da informação. Essa afirmativa é verdadeira.

    Assim, a sequência correta de verdadeiro (V) e falso (F) é: V, V, F, V.

    O gabarito correto é a letra c.
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.