Está inteiramente correta a redação da seguinte frase:

Está inteiramente correta a redação da seguinte frase:


publicidade
📖 Texto associado ▼

Conversa entreouvida na antiga Atenas

Ao ver Diógenes ocupado em limpar vegetais ao pé de um chafariz, o filósofo Platão aproximou-se do filósofo rival e alfinetou: “Se você fizesse corte (*) a Dionísio, rei de Siracusa, não precisaria lavar vegetais”. E Diógenes, no mesmo tom sereno, retorquiu: “É verdade, Platão, mas se você lavasse vegetais você não estaria fazendo a corte a Dionísio, rei de Siracusa.”

(*) fazer corte = cortejar, bajular, lisonjear

(Adaptado de: GIANETTI, Eduardo. Trópicos utópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 2016, p. 92)

Está inteiramente correta a redação da seguinte frase:
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • David Castilho
    David Castilho EQUIPE
    15/10/2026 • 13:02
    Essa questão envolve interpretação e análise da correção da redação das frases, todas inspiradas na conversa entre Platão e Diógenes, mas avaliando a gramática, ortografia, sentido e clareza de cada uma.

    A frase (a) tem um problema em 'bajular o rei não teria porquê estar' — o correto seria 'não teria por que estar', pois 'por que', separado, indica causa. Além disso, 'eis como Platão lhe provocou' dá uma ideia meio truncada.

    Na frase (b), temos 'Ao em vez de responder' que é incorreto porque a forma correta é 'Em vez de', sem 'Ao'. Também falta vírgula depois e 'astucia' está sem acento, o correto é 'astúcia'.

    A frase (c) apresenta um erro em 'Como visse Diógenes a lavar vegetais' — falta clareza e correção na flexão verbal; o correto seria 'Como viu Diógenes lavar vegetais' para indicar causa. Além disso, 'recriminou-lhe lembrando-o' está aceitável, mas a frase fica um pouco obscura.

    Na frase (d), 'Conquanto Diógenes estivesse lavando vegetais' até é correto, mas o trecho seguinte 'em contestar-lhe um serviço em cujo não haveria dignidade' está errado sintaticamente. O uso incorreto de 'em cujo' prejudica a construção e entendimento.

    Na frase (e), 'Às palavras provocadoras e insensatas de Platão soube Diógenes dar resposta altaneira e perspicaz' está correta do ponto de vista gramatical, sem vícios ou erros ortográficos, e tem boa fluência.

    Portanto, a única redação inteiramente correta é a da alternativa (e).
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.