A autorização para utilizar as vagas de estacionamento de veículos, destinada...

A autorização para utilizar as vagas de estacionamento de veículos, destinadas exclusivamente às pessoas idosas, poderá ser suspensa ou cassada, a qualquer tempo, a critério do órgão emissor, se ve...


publicidade
A autorização para utilizar as vagas de estacionamento de veículos, destinadas exclusivamente às pessoas idosas, poderá ser suspensa ou cassada, a qualquer tempo, a critério do órgão emissor, se verificada, entre outras, a seguinte irregularidade na credencial:
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Camila Duarte
    Camila Duarte EQUIPE
    15/10/2026 • 12:01
    Esta questão trata das regras para o uso das vagas de estacionamento destinadas a pessoas idosas, um tema importante para garantir o respeito e a acessibilidade no trânsito. O principal ponto é que a autorização, ou seja, a credencial para estacionar nessas vagas especiais, pode ser suspensa ou cassada se houver irregularidades. Vamos analisar as alternativas para identificar qual delas configura motivo para essa penalidade.

    Alternativa a) menciona o uso em vagas rotativas sem o cartão ou aplicativo. Isso não é uma irregularidade prevista para a cassação da credencial para idosos, pois o sistema rotativo é diferente das vagas especiais.

    Alternativas b) e c) falam sobre o tempo de permanência na vaga (mais de 2 ou 3 horas). Normalmente, as vagas para idosos não possuem limite de permanência tão restrito; portanto, essa regra não costuma ser motivo para cassação da autorização.

    Alternativa d) diz que a credencial da pessoa idosa não foi colocada sobre o painel, frente para cima. De fato, essa é uma irregularidade, pois a credencial deve estar visível para os agentes de fiscalização. No entanto, normalmente, essa falha resulta em multa ou advertência, e não necessariamente em cassação da autorização a qualquer tempo.

    Alternativa e) indica o uso de cópia da credencial por qualquer processo. Essa situação é claramente irregular, pois a autorização é pessoal e intransferível, e o uso de cópias fraudulentas caracteriza uma infração grave passível de suspensão ou cassação da autorização para estacionamento especial.

    Portanto, a alternativa correta é a letra e).
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.