A gestão por resultados tem sido adotada na Administração Pública como forma ...

A gestão por resultados tem sido adotada na Administração Pública como forma de aprimorar a eficiência da ação estatal, fortalecer a transparência e subsidiar a tomada de decisão com base em evidên...


publicidade
A gestão por resultados tem sido adotada na Administração Pública como forma de aprimorar a eficiência da ação estatal, fortalecer a transparência e subsidiar a tomada de decisão com base em evidências.
Considerando os princípios que orientam a gestão por resultados no setor público, assinale a afirmativa correta.
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Equipe Gabarite
    Equipe Gabarite EQUIPE
    17/10/2026 • 21:01
    Vamos entender primeiro o que é a gestão por resultados na Administração Pública. Ela é uma abordagem que busca melhorar a eficiência e a efetividade da atuação do Estado, ou seja, quer que as ações governamentais tenham resultados concretos e mensuráveis, não apenas que sejam feitas de forma burocrática.

    A gestão por resultados está diretamente ligada à definição clara de objetivos estratégicos, ao monitoramento constante por meio de indicadores de desempenho e à avaliação dos resultados obtidos para subsidiar melhorias e decisões futuras. Portanto, ela associa planejamento, monitoramento e avaliação.

    Analisando as alternativas:
    a) Incorreta, pois a gestão por resultados não preserva o controle dos procedimentos como foco principal, ela prioriza os resultados, não apenas os processos.
    b) Correta, pois a gestão por resultados utiliza indicadores de desempenho para acompanhar a execução e relaciona esses indicadores aos resultados alcançados, permitindo uma avaliação efetiva das políticas públicas.
    c) Incorreta, já que a gestão por resultados não dispensa mecanismos formais de acompanhamento e avaliação; pelo contrário, esses são essenciais.
    d) Incorreta, porque a gestão por resultados não foca só na redução de custos, mas sim na obtenção de resultados sociais efetivos.
    e) Incorreta, pois a gestão por resultados não substitui o planejamento estratégico pela avaliação ex post, mas integra ambos os momentos para melhorar a gestão.

    Portanto, a alternativa correta é a letra b.
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.