Sobre o uso da primeira pessoa do plural no terceiro parágrafo, analise as af...

Sobre o uso da primeira pessoa do plural no terceiro parágrafo, analise as afirmações a seguir. I. Trata-se de um uso inadequado, pois confere subjetividade ao texto. II. Cria prox...


publicidade
📖 Texto associado ▼
A chave para o amanhã

Aperfeiçoar instituições e promover cultura mais humanista

Os últimos 300 anos mudaram a face do planeta. A emergência da razão, da ciência, do humanismo, do capitalismo e da democracia foi fundamental para chegarmos até aqui. Paulatinamente, fomos moldando o mundo por meio da construção dessas instituições e ideias e da adoção de tecnologias em grande escala, com reflexos positivos e negativos para a humanidade.
De um lado, somos hoje capazes de nos autodestruir, seja por conta de uma guerra nuclear, seja por conta de nosso comportamento predatório e insustentável. Por outro, já temos amplas condições de atingir patamares adequados de qualidade de vida para todos, com respeito ao meio ambiente e às gerações futuras. Podemos acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares; podemos assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades; podemos assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todos; podemos alcançar a igualdade de gênero; podemos assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos; e por aí vai.
Podemos cumprir com todos os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Assembleia Geral da ONU, por meio da implementação de políticas públicas eficientes e responsáveis e pelo uso maciço de tecnologias que já estão disponíveis. Parece incrível, e é.
Entretanto, tudo indica que, apesar dos gigantescos avanços tecnológicos, não vamos cumprir as metas estabelecidas para os ODS para 2030. Se temos condições técnicas necessárias, o que falta para termos uma sociedade mais humana, menos desigual e com melhor qualidade de vida para todos? A resposta não parece estar propriamente na tecnologia que já existe e que certamente virá.
Os avanços, sobretudo no que se refere à ciência e sua aplicação prática, parecem revelar que o sonho de uma sociedade plural, livre, sustentável, que garanta uma boa qualidade de vida para todos, é possível. O cerne dos nossos problemas atuais – e, portanto, também das soluções – está no ser humano, e não na máquina.
Para isso, teremos ainda um longo percurso. De um lado, precisamos aperfeiçoar as instituições públicas e privadas, tornando-as mais abertas, plurais, eficientes e inovadoras. Ao lado disso, precisamos promover uma cultura cada vez mais democrática, inclusiva e humanista, com vistas a melhorar nossa relação com o outro e com o planeta.
Os desafios são imensos. Os últimos 300 anos demonstram que o ser humano é capaz de quase tudo.


Disponível em: https://www.otempo.com.br/opiniao/thiago-camargo/a-chavepara-o-amanha-1.2453836
Sobre o uso da primeira pessoa do plural no terceiro parágrafo, analise as afirmações a seguir.

I. Trata-se de um uso inadequado, pois confere subjetividade ao texto.
II. Cria proximidade com o leitor, incluindo-o na causa a ser defendida.
III. Enfatiza a possibilidade de mudanças positivas na sociedade.


É correto o que se afirma em:
Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Equipe Gabarite
    Equipe Gabarite EQUIPE
    21/10/2026 • 10:01
    Vamos analisar o uso da primeira pessoa do plural no terceiro parágrafo do texto. A primeira pessoa do plural, que inclui "nós", é bastante comum em textos opinativos e serve para criar uma conexão com o leitor, fazendo com que ele se sinta parte da discussão e do problema apresentado. Então, o uso da primeira pessoa não é inadequado, pois a subjetividade é esperada e importante em textos que tratam de causas sociais e de mudanças. Além disso, essa estratégia também serve para enfatizar que as melhorias e soluções para os desafios globais são possíveis e que precisamos agir coletivamente para isso.

    Na análise das afirmações: a I diz que o uso da primeira pessoa é inadequado por trazer subjetividade. Isso não está certo, porque a subjetividade aqui é necessária para engajamento.

    A II afirma que o uso cria proximidade com o leitor, incluindo-o na causa, e isso é correto.

    A III diz que enfatiza a possibilidade de mudanças positivas na sociedade, o que também é correto, já que o texto usa "nós" para mostrar que juntos podemos alcançar avanços.

    Portanto, somente as afirmações II e III estão corretas. O gabarito correto é a alternativa c).
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.