Questionando-se sobre o valor pedagógico da experiência te...

Questionando-se sobre o valor pedagógico da experiência teatral na escola, o professor de teatro não está a salvo de ouvir definições vagas, apoiadas em chavões como “teatro é cu...


publicidade

Questionando-se sobre o valor pedagógico da experiência teatral na escola, o professor de teatro não está a salvo de ouvir definições vagas, apoiadas em chavões como “teatro é cultura”, ou ainda reducionismos que apenas destacam o valor didático no tocante à transmissão de conteúdos e ao desenvolvimento do estudante como indivíduo. Medir a experiência artística como ação pedagógica é um diálogo inconcluso e, portanto, necessário.

Sobre a relação entre a linguagem teatral e a experiência pedagógica em uma perspectiva comunicacional, é correto afirmar que

Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • Ingrid Nunes
    Ingrid Nunes EQUIPE
    21/10/2026 • 21:01
    Vamos falar um pouco sobre teatro e educação. O teatro não é só diversão ou mera cultura; ele é uma linguagem com códigos, signos e características específicas que tanto quem atua quanto quem assiste precisa entender, decodificar e interpretar. Essa interação abre muitas possibilidades pedagógicas incríveis.

    O item a) fala justamente sobre isso: a experiência teatral oferece um contato com uma linguagem nova, cheia de signos próprios. Isso é bem verdadeiro e fundamental, pois o teatro é, antes de tudo, um meio de comunicação que precisa ser compreendido tanto pelo ator quanto pelo espectador.

    O item b) menciona que ouvir histórias ajuda a exercitar a capacidade de recontar, o que é parcialmente correto, mas depois diz que isso não interfere na criação de novas histórias. Na verdade, absorver histórias influencia sim a criatividade e a produção artística. Portanto, essa parte é problemática.

    O item c) tenta separar a experiência teatral em educativa e artística como classes distintas, mas na verdade o teatro na escola combina o artístico com o pedagógico. Claramente, a expressão artística também é educativa, e separar tão rigidamente esses aspectos não faz sentido.

    Já o item d) fala sobre a intimidade com a linguagem teatral e o encontro do estudante consigo mesmo. Isso é muito verdadeiro: o teatro é uma forma rica de autoconhecimento e reflexão pessoal.

    Por isso, a alternativa correta, que captura bem a relação entre a linguagem teatral e a experiência pedagógica numa perspectiva comunicacional, é a alternativa a).
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.