Texto associado. Texto 3 – Normose, um distúrbio da vida moderna A sociedade moderna, com o corre-corre, a falta de tempo para o cuidado espiritual e o imediatismo fez com que as pessoas desenvolvessem com mais facilidade algumas doenças psicossomáticas. O pânico e a depressão são duas delas, assim como a normose. A última é uma “prima" menos conhecida e, por isso mesmo, menos identificada, segundo especialistas. “Ela (normose) surge quando o sistema no qual nós existimos encontra-se dominantemente doente, desequilibrado, corrompido, e quando predomina a violência, a competição e o egocentrismo. Uma pessoa adaptada a esse sistema está doente", explica o eminente psicólogo e antropólogo Roberto Crema, um dos especialistas do assunto no Brasil.
“Ela (normose) surge quando o sistema no qual nós existimos encontra-se dominantemente doente, desequilibrado, corrompido, e quando predomina a violência, a competição e o egocentrismo. Uma pessoa adaptada a esse sistema está doente". Infere-se desse segmento do texto 3 que a pessoa doente com normose:
✂️ a) mostra desequilíbrio mental; ✂️ b) apresenta inadequação social; ✂️ c) demonstra dupla personalidade; ✂️ d) revela comportamento aparentemente normal; ✂️ e) pode ser acometida de surtos momentâneos.