Questões Engenharia de Software Analise e Projeto Orientado a Objetos
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Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d)
Comentário:
A alternativa d) está incorreta, pois a afirmação de que "toda classe pode ser considerada um receptor de objeto" não condiz com os conceitos de Programação Orientada a Objetos. Na verdade, em POO, as classes são utilizadas para criar objetos que possuem atributos e métodos, e não são consideradas receptores de objetos. As classes são como moldes para a criação de objetos.
As demais alternativas estão corretas:
a) Uma Classe de Objetos representa um conjunto de objetos de mesma característica. Nas linguagens de programação orientadas a objetos, uma classe é um modelo que define os atributos e comportamentos comuns a um grupo de objetos.
b) Encapsulamento é a oculatação ou empacotamento de dados e procedimentos dentro do objeto. O encapsulamento é um dos princípios da programação orientada a objetos que consiste em esconder a implementação interna de um objeto e expor apenas a interface para interação.
c) No encapsulamento, um objeto só permite o acesso a seus dados mediante o acionamento de seus métodos, através de uma mensagem, para a qual pode devolver uma resposta. Isso significa que o acesso aos dados de um objeto deve ser feito através de métodos, garantindo assim a segurança e integridade dos dados.
Comentário:
A alternativa d) está incorreta, pois a afirmação de que "toda classe pode ser considerada um receptor de objeto" não condiz com os conceitos de Programação Orientada a Objetos. Na verdade, em POO, as classes são utilizadas para criar objetos que possuem atributos e métodos, e não são consideradas receptores de objetos. As classes são como moldes para a criação de objetos.
As demais alternativas estão corretas:
a) Uma Classe de Objetos representa um conjunto de objetos de mesma característica. Nas linguagens de programação orientadas a objetos, uma classe é um modelo que define os atributos e comportamentos comuns a um grupo de objetos.
b) Encapsulamento é a oculatação ou empacotamento de dados e procedimentos dentro do objeto. O encapsulamento é um dos princípios da programação orientada a objetos que consiste em esconder a implementação interna de um objeto e expor apenas a interface para interação.
c) No encapsulamento, um objeto só permite o acesso a seus dados mediante o acionamento de seus métodos, através de uma mensagem, para a qual pode devolver uma resposta. Isso significa que o acesso aos dados de um objeto deve ser feito através de métodos, garantindo assim a segurança e integridade dos dados.
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