Questões Português

“Não lembro bem para o que, mas faz bem”; nesse caso, as duas ocorrências...

Responda: “Não lembro bem para o que, mas faz bem”; nesse caso, as duas ocorrências do vocábulo sublinhado mostram valores diferentes. A frase abaixo em que esse vocábulo tem o mesmo va...


1Q120672 | Português, Analista de Tecnologia da Informação, TCE SE, FGV

Texto associado.
Texto 2 - Exigências da vida moderna

Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro. E uma banana pelo potássio. E também uma laranja pela vitamina C. Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes.
Todos os dias deve-se tomar ao menos dois litros de água. E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.
Todos os dias deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão). Cada dia uma Aspirina, previne infarto. Uma taça de vinho tinto também. Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso. Um copo de cerveja, para... não lembro bem para o que, mas faz bem. O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber.
                                                                                                                                    (Luiz Fernando Veríssimo)

“Não lembro bem para o que, mas faz bem”; nesse caso, as duas ocorrências do vocábulo sublinhado mostram valores diferentes.

A frase abaixo em que esse vocábulo tem o mesmo valor nas duas ocorrências é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c)

Na frase "Está bem alimentado, mas não comeu bem", o vocábulo "bem" tem o mesmo valor nas duas ocorrências, que é o de advérbio de modo, indicando qualidade ou maneira. Na primeira ocorrência, "bem alimentado" indica que a pessoa está em bom estado de alimentação, ou seja, de forma satisfatória. Na segunda, "não comeu bem" indica que a pessoa não comeu de forma satisfatória, ou seja, o modo como comeu não foi bom.

Nas outras alternativas, o vocábulo "bem" assume valores diferentes em cada ocorrência. Por exemplo, na alternativa a), "bem cedo" indica intensidade temporal (advérbio de tempo), enquanto "bem-vindo" é um adjetivo composto, onde "bem" funciona como prefixo intensificador.

Portanto, a alternativa c) é a única em que "bem" mantém o mesmo valor semântico e função gramatical nas duas ocorrências, ambas como advérbio de modo.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.