Questões Português Sintaxe

Observando a tirinha, percebe-se que o verbo fazer foi usado três vezes; em todas el...

Responda: Observando a tirinha, percebe-se que o verbo fazer foi usado três vezes; em todas elas, com a mesma transitividade. Assinale a alternativa em que a transitividade seja a mesma usada na tirinha. ...


Q121177 | Português, Sintaxe, Analista de Tecnologia da Informação, UNIFESP, INSTITUTO CIDADES

Texto associado.

Imagem 003.jpg

Observando a tirinha, percebe-se que o verbo fazer foi usado três vezes; em todas elas, com a mesma transitividade. Assinale a alternativa em que a transitividade seja a mesma usada na tirinha.

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
David Castilho
Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)

Para responder corretamente a essa questão, é necessário entender a transitividade do verbo 'fazer' nas frases apresentadas. A transitividade de um verbo diz respeito à sua capacidade de ligar-se a complementos. No caso do verbo 'fazer', ele pode ser transitivo direto ou transitivo indireto, dependendo do contexto.

Na alternativa (b), 'O governo fez várias considerações na conferência', o verbo 'fazer' é utilizado como transitivo direto, pois o objeto direto 'várias considerações' recebe diretamente a ação do verbo sem a necessidade de preposição.

Comparando com as outras alternativas, vemos que:
(a) 'fez-se de vítima' é um caso de pronominalização e não se encaixa na mesma transitividade;
(c) e (d) utilizam a estrutura 'fazer de', que indica uma transitividade diferente, sendo transitivo indireto, pois há uma preposição conectando o verbo ao seu complemento;
(e) está incompleta e não pode ser analisada.

Portanto, a alternativa (b) é a que apresenta a mesma transitividade do verbo 'fazer' usada na tirinha, que é transitivo direto.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.