Questões Medicina Medicina do Trabalho

Uma empresa de confecção de roupas profissionais (grau de risco 2), com 250 funcionário...

Responda: Uma empresa de confecção de roupas profissionais (grau de risco 2), com 250 funcionários, emprega 118 pessoas na fabricação de artefatos de cordoaria (grau de risco 3). No programa de prevenção de ...


1Q12119 | Medicina, Medicina do Trabalho, Médico do trabalho, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Uma empresa de confecção de roupas profissionais (grau de risco 2), com 250 funcionários, emprega 118 pessoas na fabricação de artefatos de cordoaria (grau de risco 3). No programa de prevenção de riscos ambientais da empresa, foi detectado que, no setor de costura, os trabalhadores ficavam expostos a níveis de ruído contínuo de 87 dB(A) durante sua jornada de trabalho, de 8 horas.

Com base nessa situação hipotética, julgue os próximos itens.

O serviço especializado em engenharia de segurança e em medicina do trabalho (SESMT) da empresa em questão deverá ser dimensionado segundo os parâmetros utilizados para o grau de risco 3.
  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

O dimensionamento do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) é determinado pela Norma Regulamentadora nº 4 (NR-4), que estabelece que o dimensionamento deve ser feito com base no maior grau de risco das atividades desenvolvidas pela empresa e pelo número total de empregados.

Neste caso, a empresa possui atividades classificadas como grau de risco 2 e 3. Portanto, o dimensionamento do SESMT deve ser feito considerando o grau de risco 3, que é o maior grau de risco presente na empresa.

Isso garante que as medidas de segurança e saúde no trabalho sejam adequadas aos riscos mais elevados enfrentados pelos trabalhadores, proporcionando uma proteção mais efetiva.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.