Questões Arquivologia Gestao Documental

A Lei n.o 8.159/1991, conhecida como Lei dos Arquivos, e o decreto de criação do Sistem...

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1Q132398 | Arquivologia, Gestao Documental, Analista do Seguro Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A informação governamental é um dos principais
componentes dos dispositivos de mediação no jogo democrático
que envolve Estado e sociedade civil. Isso pressupõe, no mínimo,
que o Estado reconheça a informação como recurso gerencial
intrínseco a todas as suas ações e objeto de políticas públicas
específicas.
José Maria Jardim. Políticas de informação governamental: a
construção de governo eletrônico na administração pública federal
do Brasil. DataGramaZero, v. 4, n.o 2, abr./2003 (com adaptações).

Com relação ao texto acima e acerca do gerenciamento da
informação e gestão de documentos aplicados aos arquivos
governamentais, julgue os itens de 85 a 101.
A Lei n.o 8.159/1991, conhecida como Lei dos Arquivos, e o decreto de criação do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo (SIGA) são marcos jurídicos da implantação da gestão de documentos na administração pública federal.
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💬 Comentários

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Rodrigo Ferreira
Por Rodrigo Ferreira em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) A Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991, é realmente conhecida como a Lei dos Arquivos e estabelece a política nacional de arquivos públicos e privados, além de dispor sobre a gestão documental e a proteção dos documentos arquivísticos. Essa lei é um marco importante para a implantação da gestão de documentos na administração pública, pois define princípios e diretrizes para a organização e preservação dos arquivos.

Além disso, o Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo (SIGA) foi instituído por decreto para operacionalizar a política de gestão documental na administração pública federal, garantindo a padronização e o controle dos documentos produzidos e recebidos pelos órgãos públicos.

Portanto, a afirmação da questão está correta, pois tanto a Lei nº 8.159/1991 quanto o decreto que criou o SIGA são marcos jurídicos fundamentais para a implantação da gestão de documentos na administração pública federal.
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