Questões Arquivologia Gestão de documentos

O nível intermediário de aplicação da gestão de documentos compreende, entre outros ...

Responda: O nível intermediário de aplicação da gestão de documentos compreende, entre outros elementos, a adoção de programas básicos de elaboração e gestão de formulários, elaboração de sistemas de arqu...


1Q138829 | Arquivologia, Gestão de documentos, Analista Judiciário Arquivologia, TRT 17a Região, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Desde o desenvolvimento da arquivologia como
disciplina, a partir da segunda metade do século XIX, talvez nada
a tenha revolucionado tanto quanto a concepção teórica e os
desdobramentos práticos da gestão ou a administração de
documentos estabelecidos após a Segunda Guerra Mundial. Para
alguns, trata-se de um conceito emergente, alvo de controvérsias
e ainda restrito, como experiência, a poucos países.
José Maria Jardim. O conceito e a prática de gestão de documentos, 1987

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens de 61
a 65, a respeito da gestão de documentos aplicada aos arquivos
governamentais.

O nível intermediário de aplicação da gestão de documentos compreende, entre outros elementos, a adoção de programas básicos de elaboração e gestão de formulários, elaboração de sistemas de arquivos correntes e gestão de correspondência e de documentos vitais.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) Certo

A gestão de documentos aplicada aos arquivos governamentais é de extrema importância para garantir a organização, preservação e acesso às informações produzidas e recebidas pelos órgãos públicos.

No nível intermediário de aplicação da gestão de documentos, de fato, estão previstos elementos como a adoção de programas básicos de elaboração e gestão de formulários, a elaboração de sistemas de arquivos correntes, bem como a gestão de correspondência e de documentos vitais.

Essas práticas visam garantir a eficiência na produção, tramitação, uso e destinação final dos documentos, contribuindo para a transparência, prestação de contas e efetividade dos serviços prestados pelos órgãos governamentais. Portanto, a afirmativa está correta.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.