Questões Direito Penal Excludente de culpabilidade

Considere a seguinte situação hipotética. Raimundo praticou, em outubro de 2007, cri...

Responda: Considere a seguinte situação hipotética. Raimundo praticou, em outubro de 2007, crime de furto mediante fraude. Dois meses após a prática do crime, laudo pericial comprovou que, por doença ment...


1Q139098 | Direito Penal, Excludente de culpabilidade, Analista Judiciário Área Judiciária Execução de Mandados, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando as causas excludentes da ilicitude e da
culpabilidade e acerca da imputabilidade, julgue os itens
seguintes com base no Código Penal.

Considere a seguinte situação hipotética. Raimundo praticou, em outubro de 2007, crime de furto mediante fraude. Dois meses após a prática do crime, laudo pericial comprovou que, por doença mental, Raimundo passou a ser inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato, embora na data do delito não possuísse tal distúrbio.
Nessa situação, é correto afirmar que a doença mental adquirida após a prática do crime isenta Raimundo de pena.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)

De acordo com o Código Penal, a imputabilidade é a capacidade que uma pessoa tem de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento. No caso apresentado, Raimundo possuía capacidade de entender o caráter ilícito do crime no momento em que o cometeu, pois não possuía doença mental naquela época.

Assim, mesmo que tenha adquirido a doença mental após a prática do crime, isso não o isenta de pena, pois no momento da conduta criminosa ele possuía plena capacidade de entendimento. Portanto, a afirmativa está incorreta.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.