Há uma relação de causalidade entre os seguintes segmentos:
Responda: Há uma relação de causalidade entre os seguintes segmentos:
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) A questão trata da relação de causalidade, ou seja, uma relação de causa e efeito entre os segmentos apresentados.
Na alternativa a), temos 'influência preponderante nas escolas' como causa, que leva a 'impedir que a juventude seja esclarecida' como efeito. Essa relação é clara e lógica, pois a influência dominante nas escolas pode realmente impedir que os jovens tenham acesso ao esclarecimento.
Nas outras alternativas, a relação de causalidade não está tão clara ou está incorreta. Por exemplo, na alternativa b), 'não se diga da elite intelectual deste país' não causa 'herança de que não foram merecedores', pois são ideias desconectadas.
Na alternativa c), 'limitação da chamada livre interação das forças econômicas' não necessariamente implica 'recorrendo a todos os métodos legais', pois a limitação pode ocorrer por outros meios.
Na alternativa d), 'defender a liberdade de opinião' não necessariamente causa 'também em defesa da liberdade de ensino', são conceitos relacionados, mas não uma relação direta de causa e efeito.
Na alternativa e), 'domínio esmagador sobre as instituições' não leva a 'desenvolvimento estável e natural de qualquer povo', pelo contrário, pode prejudicar esse desenvolvimento.
Portanto, a alternativa a) é a única que apresenta uma relação de causalidade clara e correta.
Na alternativa a), temos 'influência preponderante nas escolas' como causa, que leva a 'impedir que a juventude seja esclarecida' como efeito. Essa relação é clara e lógica, pois a influência dominante nas escolas pode realmente impedir que os jovens tenham acesso ao esclarecimento.
Nas outras alternativas, a relação de causalidade não está tão clara ou está incorreta. Por exemplo, na alternativa b), 'não se diga da elite intelectual deste país' não causa 'herança de que não foram merecedores', pois são ideias desconectadas.
Na alternativa c), 'limitação da chamada livre interação das forças econômicas' não necessariamente implica 'recorrendo a todos os métodos legais', pois a limitação pode ocorrer por outros meios.
Na alternativa d), 'defender a liberdade de opinião' não necessariamente causa 'também em defesa da liberdade de ensino', são conceitos relacionados, mas não uma relação direta de causa e efeito.
Na alternativa e), 'domínio esmagador sobre as instituições' não leva a 'desenvolvimento estável e natural de qualquer povo', pelo contrário, pode prejudicar esse desenvolvimento.
Portanto, a alternativa a) é a única que apresenta uma relação de causalidade clara e correta.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários