Questões Português Ortografia

Estão inteiramente corretos o emprego e a grafia de todas as palavras em:

Responda: Estão inteiramente corretos o emprego e a grafia de todas as palavras em:


1Q139207 | Português, Ortografia, Analista Judiciário Área Judiciária Execução de Mandados, TJ AP, FCC

Texto associado.

Não me confunda!

Você sabe com quem está falando? Tem certeza? Então veja:
Em Manaus, um livreiro soube que eu estava na cidade e fez questão de que eu fosse conhecer a casa. Com mil rapapés,rebocou-me até o fundo da livraria, onde me esperava um enfarpelado* grupo de senhores e senhoras, e, solenizado, apresentou: “Temos a honra de acolher entre nós o grande Nelson Werneck Sodré!". Agradeci a homenagem, a rigor póstuma, pois fazia anos que o crítico e historiador marxista - remoto parente com quem jamais troquei palavra - estava morto. Instalou-se na roda um suarento, viscoso, amazônico mal-estar, que me esforcei por desfazer com umas graçolas desenxabidas e a informação de que, embora não chegasse aos pés do primo Nelson (ou aos coturnos, já que ele foi também general), eu tinha lá os meus livrinhos. O anfitrião, que não via como me ressarcir daquele mico, apanhou a deixa: correu ao computador e, num alegrão desproporcional ao achado, anunciou que tinha livros meus. Foi também como compensação, ninguém duvidaria, que os circunstantes arremataram todos os exemplares. Graças ao finado homem de letras & armas, esgotei em Manaus.

* enfarpelado = muito bem vestido; emperiquitado.

(WERNECK, Humberto. Esse inferno vai acabar. Porto Alegre. Arquipélago, 2011, p. 131)

Estão inteiramente corretos o emprego e a grafia de todas as palavras em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
David Castilho
Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)

No trecho apresentado, o autor relata uma situação em que foi confundido com outra pessoa, o crítico e historiador marxista Nelson Werneck Sodré, que já estava falecido. Diante desse equívoco, o autor tenta contornar a situação de forma descontraída.

Analisando as opções:

a) "Um mau entendido ocasionou um mico que só não foi maior por que o cronista salvou a situação." - A grafia correta seria "porque" ao invés de "por que". Além disso, a palavra "mico" deveria estar no singular, pois se refere a um único constrangimento.

b) "O porquê da confusão não chegou a ser discutido, e o mal foi contornado pela iniciativa do cronista." - A grafia e o emprego das palavras estão corretos. A expressão "o porquê" está sendo utilizada de forma adequada, indicando a razão da confusão.

c) "Em vez de demonstrar mal humor, por que fora to- mado por outra pessoa, o cronista salvou a situação." - Há um erro de grafia em "por que" que deveria ser escrito junto "porque". Além disso, a expressão "fora to-mado" está separada indevidamente.

d) "O livreiro se deu mau em sua homenagem porquê não apurou corretamente a identidade do cronista." - A expressão "se deu mau" está incorreta, o correto seria "se deu mal". Além disso, a palavra "porquê" deveria ser substituída por "porque".

e) "O mau já estava feito, e só não prosperou por que o cronista soube como contorná-lo." - A expressão "por que" deveria ser escrita junto "porque". Além disso, a palavra "mau" deveria estar no feminino, "má", concordando com a palavra "situação".

Portanto, a única opção que está inteiramente correta no emprego e grafia das palavras é a alternativa b).
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.