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Responda: Mas enquanto o sonho de Darcy não se torna realidade, o debate continua.Os termos sublinhados exercem na frase acima a mesma função sintática do termo sublinhado em:...


1Q141959 | Português, Sintaxe, Analista Judiciário Fisioterapia, TRT 7a Região, FCC

Texto associado.

Trabalho infantil: prós e contras.

Darcy Ribeiro, um dos mais originais e polêmicos pensadores do Brasil, não admitiria a alternativa que está no título deste artigo. Para ele, trabalho não era opção para as crianças: só deveria haver a obrigatoriedade da escola, da boa escola, em período integral e com duas refeições diárias. Estava pensando em atender amplamente as necessidades dos meninos e meninas carentes - parcela significativa da infância brasileira. Mas enquanto o sonho de Darcy não se torna realidade, o debate continua.
A favor do trabalho infantil estão aqueles que, considerando a inviabilidade de qualquer outra solução imediata, preferem evitar o mal maior - o do abandono e da delinquência de nossas crianças -, contornando-o com a permissão oficial de integração do menor no mercado de trabalho. Regulamentados por lei o horário máximo e as condições mínimas de adequação ao universo da criança, as empresas seriam encorajadas a admitir, treinar e a ajudar a desenvolver os pequenostrabalhadores, facilitando-lhes, inclusive, o acesso a uma educação suplementar: cursos profissionalizantes, estágios, atualizações etc.
Contra o trabalho infantil alinham-se os que defendem tanto o encaminhamento obrigatório das crianças à escola como a interdição do aproveitamento delas em qualquer tipo detrabalho profissional, em qualquer caso. Ainda que a escola não venha a suprir a necessidade das refeições diárias completas, do uniforme doado e do banho tomado, ela representaria o compromisso mínimo da educação em meio período, do ambiente de socialização e da sempre oportuna merenda escolar. Caberiam aos pais, aos adultos, à sociedade em geral as providências para que se poupassem as crianças de qualquer outra atividade.
Ainda temos muito a caminhar: é olhar as ruas das grandes cidades para constatar que a realidade vem exibindo uma terceira - e a pior - via. A tragédia dos menores abandonados é de tal ordem que faz pensar na abrangência das propostas de Darcy Ribeiro, que são também, certamente,as mais justas. Rever, reexaminar, rediscutir suas propostas não é um retorno ao passado: é buscar atender as necessidades de um melhor futuro.

(Tarso de Cintra Meirelles, inédito)

Mas enquanto o sonho de Darcy não se torna realidade, o debate continua.

Os termos sublinhados exercem na frase acima a mesma função sintática do termo sublinhado em:

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💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
David Castilho
Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: e)

Na frase original, os termos sublinhados são 'o sonho' e 'o debate'. Ambos exercem a função sintática de sujeito na oração. 'O sonho de Darcy não se torna realidade' e 'o debate continua' são orações em que os termos sublinhados são os sujeitos dos verbos 'não se torna' e 'continua', respectivamente.

Analisando as alternativas, devemos identificar qual termo sublinhado também funciona como sujeito.

Na alternativa (a), 'muito' funciona como objeto direto ou complemento, não sujeito.

Na alternativa (b), 'Para ele' é um adjunto adverbial de finalidade ou lugar, não sujeito.

Na alternativa (c), 'aos pais' é objeto indireto, não sujeito.

Na alternativa (d), 'a necessidade' é objeto direto, não sujeito.

Na alternativa (e), 'A tragédia' é sujeito do verbo 'é', assim como 'o sonho' e 'o debate' na frase original.

Portanto, a alternativa (e) apresenta o termo sublinhado com a mesma função sintática dos termos sublinhados na frase original, que é sujeito.

Checagem dupla confirma que a função sintática dos termos sublinhados na frase original é sujeito, e apenas a alternativa (e) apresenta termo com essa função.
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