Questões Enfermagem Dengue

Um homem de quarenta anos de idade, gari, residente em área rural de um município d...

Responda: Um homem de quarenta anos de idade, gari, residente em área rural de um município do estado do Rio de Janeiro, chegou a uma unidade básica de saúde com histórico de febre alta (39 °C a 40 °C) o...


Q142205 | Enfermagem, Dengue, Analista Judiciário Enfermagem, TJ AL, CESPE CEBRASPE

Um homem de quarenta anos de idade, gari, residente em área rural de um município do estado do Rio de Janeiro, chegou a uma unidade básica de saúde com histórico de febre alta (39 °C a 40 °C) ocorrida na semana anterior, cefaleia, dor retro- orbital, mialgia, artralgia e prostração. Informou que a febre cessara, porém queixou-se de vômitos frequentes havia dois dias, acompanhados de dor abdominal intensa e contínua. No momento da consulta, não apresentou febre e sua pressão arterial mediu 120 mmHg × 80 mmHg. O médico informou ao enfermeiro que o quadro indicava dengue do grupo C.


Nessa situação, o profissional de enfermagem que atende esse paciente, conforme o protocolo estabelecido, deve

Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 01/01/2025 16:41:28🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)

O caso descrito apresenta um paciente com sintomas sugestivos de dengue, como febre alta, dor de cabeça, dor nos olhos, dores musculares e articulares, prostração, vômitos e dor abdominal intensa. Diante desse quadro, o profissional de enfermagem deve seguir o protocolo estabelecido para o atendimento de casos suspeitos de dengue.

A realização da prova do laço é uma técnica utilizada para avaliar a fragilidade dos vasos sanguíneos, sendo útil no diagnóstico da dengue hemorrágica. Além disso, é importante monitorar os sinais vitais do paciente, aplicar a escala de dor para avaliar a intensidade da dor que ele está sentindo e administrar a medicação prescrita pelo médico.

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e não possui tratamento específico, sendo o tratamento sintomático para aliviar os sintomas. Portanto, é fundamental que o profissional de enfermagem siga as orientações médicas e monitore o paciente adequadamente para garantir a sua recuperação.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.