Questões Direito Civil Direito das Coisas Direitos Reais

Considere as proposições a respeito da hipoteca: I. Os bens de uso comum do...

Responda: Considere as proposições a respeito da hipoteca: I. Os bens de uso comum do povo podem ser objeto de hipoteca. II. É nula a cláusula que confere ao credor hipotecário o direito de ...


1Q142851 | Direito Civil, Direito das Coisas Direitos Reais, Analista Judiciário Judiciária e Administrativa, TJ AP, FCC

Considere as proposições a respeito da hipoteca:

I. Os bens de uso comum do povo podem ser objeto de hipoteca.
II. É nula a cláusula que confere ao credor hipotecário o direito de ficar com o bem dado em garantia na hipótese de a dívida não ser paga no vencimento.
III. Podem ser objeto de hipoteca os acessórios dos imóveis, conjuntamente com eles.
IV. Apenas em favor do mesmo credor pode o dono do imóvel hipotecado constituir outra garantia sobre o bem.

De acordo com o Código Civil, está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

Vamos analisar cada proposição com base no Código Civil brasileiro.

I. Os bens de uso comum do povo não podem ser objeto de hipoteca. Isso porque esses bens são inalienáveis e imprescritíveis, conforme o artigo 99 do Código Civil, que trata dos bens públicos. Portanto, a proposição I está incorreta.

II. É nula a cláusula que confere ao credor hipotecário o direito de ficar com o bem dado em garantia na hipótese de inadimplemento da dívida. O artigo 1.473 do Código Civil determina que a hipoteca não transfere a posse do bem ao credor, e cláusulas que autorizem a apropriação direta do bem pelo credor são nulas. Logo, a proposição II está correta.

III. Podem ser objeto de hipoteca os acessórios dos imóveis, conjuntamente com eles. O artigo 1.473 do Código Civil também prevê que a hipoteca recai sobre o imóvel e seus acessórios, o que confirma a veracidade da proposição III.

IV. A proposição IV afirma que apenas em favor do mesmo credor pode o dono do imóvel hipotecado constituir outra garantia sobre o bem. Isso não está correto, pois o proprietário pode constituir várias hipotecas sobre o mesmo imóvel, em favor de credores diferentes, respeitando a ordem de preferência. Portanto, a proposição IV está incorreta.

Assim, apenas as proposições II e III estão corretas, o que corresponde à alternativa a).
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.