Questões Segurança e Saúde no Trabalho

Pelo trabalho de limpeza e higienização de quartos e banheiros, o motel "El Cuerpo"...

Responda: Pelo trabalho de limpeza e higienização de quartos e banheiros, o motel "El Cuerpo" foi condenado a pagar adicional de insalubridade a uma ex-empregada. A condenação foi mantida por uma das Tur...


1Q142930 | Segurança e Saúde no Trabalho, Analista Judiciário Engenharia de Segurança do Trabalho, TRT 13a Região, FCC

Pelo trabalho de limpeza e higienização de quartos e banheiros, o motel "El Cuerpo" foi condenado a pagar adicional de insalubridade a uma ex-empregada. A condenação foi mantida por uma das Turmas do Tribunal Regional do Trabalho. No Laudo Pericial indicou que todos empregados que faziam a limpeza não utilizavam os equipamentos de proteção individual, pois não eram fornecidos pelo empregador. Além de outros riscos ambientais, a ex-empregada foi vítima de acidente de trabalho: ao embrulhar lençóis usados, teve um dedo da mão direita espetado por uma agulha de seringa usada, escondida nas roupas de cama. Como consequência, teve que se submeter a tratamento contra HIV, supostamente diagnosticado, sofrendo efeitos colaterais como depressão e dores. Ao julgar o caso, o Tribunal Regional do Trabalho da região pertinente considerou que a trabalhadora estava todos os dias em contato direto com preservativos, seringas e fezes de várias pessoas. Por isso, enquadrou a situação no anexo 14 da NR 15 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Uma vez confirmada que a ex-empregada adquiriu a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA), em inglês: Acquired Immunodeficiency Syndrome (AIDS), de acordo com a Legislação da Previdência Social,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
David Castilho
Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)

Vamos analisar a questão com calma. A ex-empregada contraiu AIDS em decorrência do trabalho, que envolvia contato direto com materiais contaminados, como seringas e preservativos usados. Isso caracteriza um risco ocupacional, e a legislação da Previdência Social prevê benefícios para trabalhadores que ficam incapacitados por doenças relacionadas ao trabalho.

A alternativa b) está correta porque, se o vírus a incapacitar para o trabalho ou se ela desenvolver uma doença oportunista (que acontece em pessoas com o sistema imunológico debilitado pela AIDS), ela terá direito ao auxílio-doença, desde que tenha contribuído para o INSS. Além disso, terá direito ao décimo terceiro salário durante o período em que receber o benefício.

As outras alternativas apresentam incorreções:

a) fala que não há Nexo Técnico Epidemiológico (NTEP), mas o laudo e a situação indicam que há relação entre a doença e o trabalho.

c) diz que após a perícia não há necessidade de retornar ao trabalho, o que não é uma regra absoluta, pois o benefício pode ser temporário.

d) afirma que o auxílio-doença por acidente de trabalho é concedido mesmo sem contribuição ao INSS, o que não é verdade, pois a contribuição é requisito para a maioria dos benefícios.

e) menciona que o INSS declara a conversão para aposentadoria especial automaticamente, mas isso depende de requerimento e avaliação específica.

Portanto, a alternativa b) é a que melhor se encaixa na legislação e na situação apresentada.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.