Questões Enfermagem Turbeculose

Na coleta de escarro espontâneo no domicílio, o profissional de enfermagem deve orie...

Responda: Na coleta de escarro espontâneo no domicílio, o profissional de enfermagem deve orientar o cliente portador de tuberculose para


1Q142962 | Enfermagem, Turbeculose, Analista Judiciário Enfermagem, TRE PR, FCC

Na coleta de escarro espontâneo no domicílio, o profissional de enfermagem deve orientar o cliente portador de tuberculose para

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c) A orientação correta para a coleta de escarro espontâneo no domicílio é coletar uma amostra em quantidade adequada, geralmente entre 5,0 a 10,0 mL, para garantir que haja material suficiente para a análise laboratorial.

A alternativa a) está incorreta porque a coleta deve ser preferencialmente realizada no período da manhã, logo ao despertar, quando há maior concentração de secreções.

A alternativa b) está errada porque o paciente deve inspirar profundamente para mobilizar secreções das vias aéreas inferiores, e não superficialmente, e deve evitar escarrar saliva, pois esta pode contaminar a amostra.

A alternativa d) está incorreta porque a amostra deve ser mantida refrigerada e processada o mais rápido possível, idealmente em até 2 horas, para evitar a proliferação de contaminantes e a degradação do material.

A alternativa e) está errada porque a hidratação é importante para facilitar a expectoração e não deve ser restringida antes da coleta.

Portanto, a alternativa c) é a mais adequada e está de acordo com os protocolos de coleta de escarro para diagnóstico de tuberculose.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.