De acordo com o conceito de participação juvenil, o Ministério da Saúde (2010) orien...
Responda: De acordo com o conceito de participação juvenil, o Ministério da Saúde (2010) orienta que favorecer essa participação é uma estratégia eficaz de promoção da saúde para adolescentes e jovens. De...
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Por Rodrigo Ferreira em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: e) A participação juvenil, conforme orienta o Ministério da Saúde (2010), é uma estratégia eficaz de promoção da saúde para adolescentes e jovens porque contribui para o desenvolvimento da autoestima e assertividade desses indivíduos. Além disso, essa participação ativa ajuda na formulação de um projeto de vida, fortalecendo o protagonismo juvenil.
As alternativas a), b), c) e d) apresentam conceitos equivocados ou distorcidos sobre a participação juvenil. Por exemplo, a alternativa a) sugere que a participação leva a uma tutela e subordinação social, o que contraria a ideia de empoderamento e protagonismo.
A alternativa b) reduz a transformação social a um simples desvio do mau caminho, o que é uma visão simplista e inadequada.
A alternativa c) fala em participação supervisionada, dependente e passiva, o que vai contra o conceito de participação ativa e autônoma defendido pelo Ministério da Saúde.
Por fim, a alternativa d) limita o enfoque da participação ao nível individual e a uma responsabilidade social, sem considerar o aspecto coletivo e transformador da participação juvenil.
Portanto, a alternativa e) é a que melhor representa os benefícios da participação juvenil segundo o Ministério da Saúde, destacando a autoestima, assertividade e a construção de um projeto de vida.
As alternativas a), b), c) e d) apresentam conceitos equivocados ou distorcidos sobre a participação juvenil. Por exemplo, a alternativa a) sugere que a participação leva a uma tutela e subordinação social, o que contraria a ideia de empoderamento e protagonismo.
A alternativa b) reduz a transformação social a um simples desvio do mau caminho, o que é uma visão simplista e inadequada.
A alternativa c) fala em participação supervisionada, dependente e passiva, o que vai contra o conceito de participação ativa e autônoma defendido pelo Ministério da Saúde.
Por fim, a alternativa d) limita o enfoque da participação ao nível individual e a uma responsabilidade social, sem considerar o aspecto coletivo e transformador da participação juvenil.
Portanto, a alternativa e) é a que melhor representa os benefícios da participação juvenil segundo o Ministério da Saúde, destacando a autoestima, assertividade e a construção de um projeto de vida.

Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: e) A participação juvenil é reconhecida como uma estratégia eficaz para a promoção da saúde entre adolescentes e jovens, pois contribui diretamente para o fortalecimento da autoestima e da assertividade desses indivíduos. Quando os jovens participam ativamente, eles desenvolvem habilidades para tomar decisões, expressar suas opiniões e construir um projeto de vida mais consciente e autônomo.
As alternativas a), b), c) e d) apresentam conceitos equivocados ou limitados sobre a participação juvenil. Por exemplo, a alternativa a) sugere uma visão negativa, como se a participação levasse à subordinação social, o que contraria o conceito de empoderamento.
A alternativa b) reduz a transformação social a um simples desvio do 'mau caminho', o que é uma visão simplista e moralista, não alinhada com as diretrizes do Ministério da Saúde.
A alternativa c) fala em participação supervisionada, dependente e passiva, o que vai contra a ideia de participação ativa e protagonismo dos jovens.
Por fim, a alternativa d) limita a participação ao nível individual e a um enfoque de responsabilidade social, sem considerar o aspecto coletivo e emancipatório da participação juvenil.
Portanto, a alternativa e) é a que melhor representa os benefícios da participação juvenil conforme orientações do Ministério da Saúde (2010).
As alternativas a), b), c) e d) apresentam conceitos equivocados ou limitados sobre a participação juvenil. Por exemplo, a alternativa a) sugere uma visão negativa, como se a participação levasse à subordinação social, o que contraria o conceito de empoderamento.
A alternativa b) reduz a transformação social a um simples desvio do 'mau caminho', o que é uma visão simplista e moralista, não alinhada com as diretrizes do Ministério da Saúde.
A alternativa c) fala em participação supervisionada, dependente e passiva, o que vai contra a ideia de participação ativa e protagonismo dos jovens.
Por fim, a alternativa d) limita a participação ao nível individual e a um enfoque de responsabilidade social, sem considerar o aspecto coletivo e emancipatório da participação juvenil.
Portanto, a alternativa e) é a que melhor representa os benefícios da participação juvenil conforme orientações do Ministério da Saúde (2010).
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