Questões Segurança e Saúde no Trabalho CIPA
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem como atribuição:
Responda: A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem como atribuição:
💬 Comentários
Confira os comentários sobre esta questão.

Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é um órgão obrigatório em todas as empresas que possuem empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Suas atribuições estão previstas na Norma Regulamentadora 5 (NR 5) do Ministério do Trabalho e Emprego.
Dentre as atribuições da CIPA, destacam-se:
a) Realizar, periodicamente, verificações nos ambientes e condições de trabalho visando a identificação de situações que venham a trazer riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores. Essa atribuição visa prevenir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, garantindo um ambiente laboral seguro e saudável.
b) Divulgar informações relativas à segurança e saúde no trabalho e prevenir doenças decorrentes ou não do trabalho, de modo a preservar a saúde do trabalhador.
c) Prevenir acidentes, considerados do trabalho ou não, com a finalidade de preservar a vida dos operários.
d) Realizar cursos, treinamentos e campanhas que julgar necessários para a melhoria da qualidade e produtividade da empresa.
e) Cuidar da saúde dos trabalhadores, propondo a contratação de planos de saúde com cobertura contra quaisquer doenças que possam atingir os empregados.
Portanto, a alternativa correta é a letra a), conforme previsto na NR 5.
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é um órgão obrigatório em todas as empresas que possuem empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Suas atribuições estão previstas na Norma Regulamentadora 5 (NR 5) do Ministério do Trabalho e Emprego.
Dentre as atribuições da CIPA, destacam-se:
a) Realizar, periodicamente, verificações nos ambientes e condições de trabalho visando a identificação de situações que venham a trazer riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores. Essa atribuição visa prevenir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, garantindo um ambiente laboral seguro e saudável.
b) Divulgar informações relativas à segurança e saúde no trabalho e prevenir doenças decorrentes ou não do trabalho, de modo a preservar a saúde do trabalhador.
c) Prevenir acidentes, considerados do trabalho ou não, com a finalidade de preservar a vida dos operários.
d) Realizar cursos, treinamentos e campanhas que julgar necessários para a melhoria da qualidade e produtividade da empresa.
e) Cuidar da saúde dos trabalhadores, propondo a contratação de planos de saúde com cobertura contra quaisquer doenças que possam atingir os empregados.
Portanto, a alternativa correta é a letra a), conforme previsto na NR 5.
⚠️ Clique para ver os comentários
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo
Ver comentários