Questões Medicina do Trabalho

Para a demonstração de uma associação causal entre o ritmo de trabalho e a maior oco...

Responda: Para a demonstração de uma associação causal entre o ritmo de trabalho e a maior ocorrência de absenteísmo seria necessária a realização de um estudo epidemiológico do tipo


Q149556 | Medicina do Trabalho, Analista Judiciário Medicina do Trabalho, TRT 9a REGIÃO, FCC

Para a demonstração de uma associação causal entre o ritmo de trabalho e a maior ocorrência de absenteísmo seria necessária a realização de um estudo epidemiológico do tipo

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)

Para demonstrar uma associação causal entre o ritmo de trabalho e a maior ocorrência de absenteísmo, seria necessário realizar um estudo epidemiológico do tipo caso-controle.

No estudo caso-controle, os pesquisadores comparam um grupo de indivíduos com a condição de interesse (por exemplo, absenteísmo) com um grupo de controle sem essa condição, e então investigam a exposição prévia dos participantes a determinados fatores (como o ritmo de trabalho). Dessa forma, é possível analisar se a exposição está associada à condição de interesse.

Portanto, o estudo caso-controle seria a abordagem mais adequada para investigar a relação entre o ritmo de trabalho e a ocorrência de absenteísmo.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.