Questões Conhecimentos Gerais e Atualidades Aspectos econômicos

Seguindo a linha de raciocínio do secretário-geral da ONU, entre os "novos obstáculo...

Responda: Seguindo a linha de raciocínio do secretário-geral da ONU, entre os "novos obstáculos" ao desenvolvimento deve-se incluir a AIDS, com sua ação devastadora e potencialmente desestabilizadora, esp...


1Q151093 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Aspectos econômicos, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRE AL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Para o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan, "a triste verdade é que o mundo hoje é um lugar muito mais desigual do que há 40 anos". Ele reconheceu a existência de um desequilíbrio comercial imposto pelas políticas dos países desenvolvidos. Para Annan, "essas quatro décadas também testemunharam o surgimento de novas oportunidades de desenvolvimento e de novos obstáculos". O secretário-geral da ONU fez coro às constantes reclamações de países em desenvolvimento a respeito das negociações de livre comércio.

Correio Braziliense, 13/6/2004, p. 11 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos econômicos, políticos e sociais marcantes do mundo contemporâneo, julgue os itens seguintes.

Seguindo a linha de raciocínio do secretário-geral da ONU, entre os "novos obstáculos" ao desenvolvimento deve-se incluir a AIDS, com sua ação devastadora e potencialmente desestabilizadora, especialmente em regiões da Ásia e da África.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) A afirmação está correta ao considerar a AIDS como um dos "novos obstáculos" ao desenvolvimento, conforme destacado pelo secretário-geral da ONU. A doença tem um impacto devastador, especialmente em regiões da Ásia e da África, onde a epidemia afeta significativamente a força de trabalho, a economia e a estrutura social.

Esse impacto pode desestabilizar comunidades inteiras, dificultando o progresso econômico e social, o que justifica a inclusão da AIDS entre os desafios para o desenvolvimento sustentável. A ONU, em diversos relatórios e discursos, tem enfatizado a necessidade de combater a AIDS para garantir avanços no desenvolvimento global.

Portanto, a alternativa correta é a letra a, pois está alinhada com o posicionamento oficial da ONU e o entendimento geral sobre os efeitos da AIDS no desenvolvimento.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.