Questões Medicina

A escolha do clínico geral foi de uma medicação inibidora da recaptura seletiva de s...

Responda: A escolha do clínico geral foi de uma medicação inibidora da recaptura seletiva de serotonina (ISRS). A relação da eficácia, tolerabilidade e adesão ao tratamento, quando se compara essa medicaç...


1Q154843 | Medicina, Analista Judiciário Medicina Psiquiátrica, TRF 4a, FCC

Texto associado.

Instruções: Para responder às questões de números 53 a 57, considere o caso clínico abaixo.

F?A, 67 anos, professora, sem histórico psiquiátrico prévio, apresenta a seguinte queixa: "sou uma incapaz, não consigo controlar meus alunos". Refere que há cerca de 6 meses iniciou quadro de tristeza, choro fácil e desânimo. Descreve que tem dificuldade para se concentrar e está desatenta. Nesse período, perdeu cerca de 2 Kg e sente-se sem energia, mas não consegue dormir direito à noite. Nega ideação suicida. Nega ouvir vozes. Apresenta antecedente pessoal de hipotireoidismo por Tireoidite de Hashimoto (em uso de puran T4), gastrite (em uso de cimetidina), hipertensão arterial (em uso de nifedipina e carvedilol) e diabetes (em uso de glimepirida). Fez, aos 55 anos, mastectomia bilateral por CA mama. Seu diagnóstico psiquiátrico foi de Episódio Depressivo Moderado com sintomas somáticos (F32.11) e vinha se tratando com o clínico geral que introduziu fluoxetina 20 mg/dia há 3 dias. Refere que desde que iniciou o tratamento apresentou piora importante dos sintomas depressivos, com grande agitação, inquietação e ansiedade.

A escolha do clínico geral foi de uma medicação inibidora da recaptura seletiva de serotonina (ISRS). A relação da eficácia, tolerabilidade e adesão ao tratamento, quando se compara essa medicação (ISRS) com um Antidepressivo Tricíclico (ADT), em casos de depressão moderada, está corretamente indicada em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.