"Um Mundo Urbano. Sinal de alerta: mais da metade da população mundial já ...

"Um Mundo Urbano. Sinal de alerta: mais da metade da população mundial já vive nas cidades, o que aumenta os desafios sociais e ambientais a enfrentar, como a pobreza, a fome e o aquecimento glo...


"Um Mundo Urbano. Sinal de alerta: mais da metade da população mundial já vive nas cidades, o que aumenta os desafios sociais e ambientais a enfrentar, como a pobreza, a fome e o aquecimento global."
Sobre o fenômeno da urbanização do espaço brasileiro e mundial, todas as alternativas estão corretas, EXCETO:

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

  • David Castilho
    David Castilho
    31/12/1969 • 21:00
    Gabarito: d)

    A alternativa d) está incorreta. A cidade de São Paulo é considerada uma metrópole global, de acordo com os critérios estabelecidos para esse conceito. Metrópoles globais são cidades que exercem influência em escala mundial, seja no aspecto econômico, cultural, político, entre outros. São Paulo se destaca como uma das principais cidades globais, sendo um importante centro financeiro, cultural e de negócios não apenas no Brasil, mas também internacionalmente.

    As demais alternativas estão corretas:

    a) Na primeira metade do século XX, as maiores aglomerações urbanas estavam nos países desenvolvidos, mas atualmente estão nos países em desenvolvimento da América Latina e Ásia, devido ao intenso processo de urbanização nesses locais.

    b) O processo de urbanização do Brasil se intensificou após a segunda metade do século XX, principalmente devido à industrialização e ao êxodo rural, que levou muitas pessoas do campo para as cidades em busca de emprego e melhores condições de vida.

    c) As metrópoles mundiais ou cidades globais são aquelas que possuem grande influência econômica e política em escala global, como Londres e Berlim, polarizando espaços que ultrapassam as fronteiras nacionais.

    e) O crescimento acelerado das cidades brasileiras e o baixo poder aquisitivo da população contribuem para a favelização e outros problemas urbanos, como a falta de infraestrutura e serviços básicos nas áreas mais pobres das cidades.
🔒
Conteúdo restrito

Cadastre-se para visualizar comentários e resoluções.

Criar conta grátis

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Política de Privacidade.