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Da leitura do texto depreende-se queI. as críticas desfavoráveis a seu filme

Responda: Da leitura do texto depreende-se queI. as críticas desfavoráveis a seu filme Melancolia se referem à presença de um elenco de estrelas internacionais e ao emprego do prelúdio da aber...


1Q160554 | Português, Auditor, TCE PA, AOCP

Texto associado.
Bad boy com toque patético
O afã de afrontar conveniências parece condição necessária para que Lars von Trier consiga se expressar

Eduardo Escorel

Usar o prelúdio da abertura de Tristão e Isolda, de Wagner, como trilha musical é prova da audácia de Lars von Trier, roteirista e diretor de Melancolia. Recorrendo a tamanho lugar-comum para dar tom solene e impressão de grandiosidade ao filme, Trier corre o alto risco de ultrapassar o limite que separa ambição legítima de artifício pretensioso.

Trier consegue, porém, escapar pela tangente dessa armadilha que preparou para si mesmo, e evita a gratuidade formal, apesar de, além de recorrer a Wagner, dedicar os dez minutos iniciais de Melancolia a imagens alegóricas de instantes descontextualizados, reproduzidas em câmera lentíssima. Em retrospecto, o sentido dos planos da abertura fica claro, constituindo figura de linguagem conhecida - antecipação estilizada do desfecho da narrativa para criar expectativa pelo que virá.

Depois de dois anos de trabalho, horrorizado com o resultado, Trier declarou estar pronto para rejeitar Melancolia “como um órgão mal transplantado" por ter “chantili em cima de chantili" e ser “um filme de mulher!". Ele quisera “mergulhar de cabeça no abismo do romantismo alemão. Wagner ao quadrado". Isso estava claro para ele, mas ainda assim se perguntava: “Essa não será apenas outra maneira de expressar derrota? Derrota para um dos denominadores comuns mais baixos do cinema? O romantismo é maltratado de tudo quanto é forma no insuportavelmente entediante cinema industrial." Tinha esperança, contudo, que “em meio a todo o creme houvesse uma lasca de osso que pudesse afinal quebrar um dente frágil".

A primeira reação de Trier a Melancolia denota senso crítico incomum e pode tê-lo ajudado a fazer um filme mais a seu gosto - ácido, pessimista e opressor -, evitando um estilo meloso e ornamental. Mesmo frustrado, por não ter sido capaz de incluir um pouco da feiura que tanto aprecia em meio às belíssimas imagens, Trier não deixa de provocar inquietação no espectador. Nem o uso de câmera instável, estilo já banalizado pela linguagem corrente, nem o elenco de estrelas internacionais apagam sua marca autoral, fácil de reconhecer desde O Elemento do Crime, seu primeiro filme, realizado em 1984 - qualquer que seja o enredo, os personagens devem percorrer sua via dolorosa.

Inconformado com a própria maturidade, há algo de patético na resistência de Trier em deixar de ser, aos 55 anos, um bad boy. Nostálgico das transgressões da juventude, parece ter orgulho da coleção de notas zero em comportamento recebidas ao longo da sua premiada carreira. Propenso a ser sempre do contra e a causar sofrimento, foi irresponsável na entrevista coletiva do último Festival de Cannes. Sem medir as palavras, declarou em tom irônico entender e simpatizar com Hitler, que “fez algumas coisas erradas, sim, com certeza. […] Eu sou, é claro, muito a favor dos judeus, não, não muito porque Israel não presta". Arrematou dizendo, depois de um suspiro: “O.k., eu sou um nazista."

Declarado persona non grata pela direção do evento, no qual Melancolia foi exibido na mostra oficial, é possível que Trier tenha recebido a notícia como um prêmio por sua leviandade. O paradoxo é que seu compromisso de afrontar conveniências, traço que imprime a seus consiga se expressar.

Revista Piauí, Edição 59, 2011.

Da leitura do texto depreende-se que

I. as críticas desfavoráveis a seu filme Melancolia se referem à presença de um elenco de estrelas internacionais e ao emprego do prelúdio da abertura de Tristão e Isolda, de Wagner.

II. as marcas de Trier em seus filmes são tão marcantes que o elenco de estrelas internacionais e a câmera instável não apagaram suas marcas autorais.

III. o tão esperado tema romântico ficou longe do filme de Trier, o que, para o autor do texto, provocou a inquietação do público telespectador.

IV. Trier é sempre premiado devido ao seu comportamento transgressor, característica que imprime também a seus personagens.

Está(ão) correta(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
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💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)

Vamos analisar cada afirmativa com base no texto:

I. O texto não diz que as críticas desfavoráveis se referem ao elenco de estrelas internacionais ou ao uso do prelúdio de Wagner. Pelo contrário, menciona que nem o elenco nem a câmera instável apagaram a marca autoral de Trier. Então, essa afirmativa está incorreta.

II. Essa afirmativa está correta. O texto afirma claramente que "nem o uso de câmera instável, estilo já banalizado, nem o elenco de estrelas internacionais apagam sua marca autoral".

III. O texto não diz que o tema romântico ficou longe do filme, mas que Trier queria mergulhar no romantismo alemão, embora tenha dúvidas se isso não seria uma expressão de derrota. Além disso, a inquietação do público não é atribuída diretamente ao tema romântico, mas ao estilo ácido, pessimista e opressor do filme. Então, essa afirmativa está incorreta.

IV. O texto fala que Trier tem orgulho de seu comportamento transgressor e que seus personagens percorrem uma via dolorosa, mas não afirma que ele é sempre premiado por isso. Então, essa afirmativa também está incorreta.

Portanto, apenas a afirmativa II está correta.
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