Questões Direito Constitucional Forma Federativa de Competências

O litígio entre uma autarquia estadual e a União sobre propriedade de terras indígen...

Responda: O litígio entre uma autarquia estadual e a União sobre propriedade de terras indígenas diz respeito diretamente ao equilíbrio federativo, sendo, portanto, causa de competência originária do STF,...


1Q160874 | Direito Constitucional, Forma Federativa de Competências, Atendente Judiciário, TJ BA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Uma autarquia de um estado-membro da Federação ingressou com ação no tribunal de justiça do respectivo estado, requerendo a propriedade das terras de determinada área, ante a ocupação mansa e pacífica por mais de vinte anos. Ocorreu, todavia, que se tratava de terreno pertencente a área demarcada, por meio de decreto do presidente da República, como terra tradicionalmente ocupada por uma tribo indígena.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens seguintes.

O litígio entre uma autarquia estadual e a União sobre propriedade de terras indígenas diz respeito diretamente ao equilíbrio federativo, sendo, portanto, causa de competência originária do STF, segundo estabelece a Constituição da República.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

Olha só, essa questão trata de um conflito entre uma autarquia estadual e a União sobre terras indígenas. A Constituição Federal prevê que, quando há litígio entre um estado (ou seus órgãos) e a União, a competência para julgar o caso é do Supremo Tribunal Federal (STF), na sua competência originária. Isso porque envolve o equilíbrio federativo, ou seja, a relação entre os entes federativos.

Além disso, como o tema envolve terras indígenas, que são da União e têm proteção constitucional, o conflito fica ainda mais claro nesse sentido. Por isso, a afirmativa está correta.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.