Questões Direito Constitucional Direitos da Nacionalidade

A Constituição Federal permite que a Antônio Benedito, mesmo em sua condição de estr...

Responda: A Constituição Federal permite que a Antônio Benedito, mesmo em sua condição de estrangeiro, sejam atribuídos os direitos inerentes ao brasileiro, desde que haja reciprocidade em seu país em fav...


1Q161206 | Direito Constitucional, Direitos da Nacionalidade, Atendente de Recepção, TJ BA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considere, por hipótese, que Antônio Benedito e Maria Dolores, casados, nascidos na República de Cabo Verde, com residência permanente no Brasil há mais de dois anos ininterruptos, têm uma filha, Juliana, nascida em território brasileiro. Em face dessa situação e sabendo que a República de Cabo Verde é país de língua portuguesa e que Antônio Benedito e Maria Dolores não estavam no Brasil a serviço de nenhum país estrangeiro, julgue os itens subsequentes.

A Constituição Federal permite que a Antônio Benedito, mesmo em sua condição de estrangeiro, sejam atribuídos os direitos inerentes ao brasileiro, desde que haja reciprocidade em seu país em favor dos brasileiros.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) Certo

A Constituição Federal do Brasil, em seu artigo 12, § 1º, estabelece que os estrangeiros residentes no país podem ter os mesmos direitos inerentes aos brasileiros, exceto os direitos políticos e os que a Constituição reserva exclusivamente aos brasileiros natos ou naturalizados, desde que haja reciprocidade em favor dos brasileiros no país de origem do estrangeiro. No caso apresentado, Antônio Benedito, sendo um estrangeiro de um país de língua portuguesa com residência permanente no Brasil, pode ter direitos semelhantes aos de um brasileiro, desde que Cabo Verde ofereça tratamento recíproco aos brasileiros. Portanto, a afirmação é correta.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.