Quanto ao cadastro de fornecedores, um dos pontos aos quais o gestor de logística deve estar atento refere-se à manutenção de uma quantidade equilibrada e suficiente de fornecedores para todos os materiais utilizados, evitando, assim, o registro daqueles que não irão contribuir com o abastecimento da empresa. Nesse sentido, é importante uma análise de alguns fatores relacionados ao fornecedor antes de sua inclusão nesse cadastro, como, por exemplo, a análise econômica financeira.
Esse procedimento consiste em
✂️ a) analisar a existência de prioridades para cadastramento de fornecedores da região ou do estado, ou prioridades para empresas de pequeno a médio porte.
✂️ b) analisar o ato constitutivo, verificando seu objetivo, capital e composição acionária. ✂️ c) analisar balanços, referências bancárias e cartas de crédito. ✂️ d) analisar atestados de capacidade técnica e relação de equipamentos que a empresa possui. ✂️ e) analisar as certidões positivas de cartório, certidões negativas e inscrições fiscais de âmbito federal, municipal e estadual.