Questões Administração Financeira e Orçamentária LFR Lei de Responsabilidade Fiscal

No que se refere às despesas obrigatórias de caráter continuado de um determinado ente ...

Responda: No que se refere às despesas obrigatórias de caráter continuado de um determinado ente público, a Lei Complementar nº 101/2000 determina que


1Q163459 | Administração Financeira e Orçamentária, LFR Lei de Responsabilidade Fiscal, Auditor Fiscal, SEFAZ BA, FCC, 2019

No que se refere às despesas obrigatórias de caráter continuado de um determinado ente público, a Lei Complementar nº 101/2000 determina que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c) A Lei Complementar nº 101/2000, conhecida como Lei de Responsabilidade Fiscal, trata das despesas obrigatórias de caráter continuado no seu artigo 16.

Essa lei define que despesa obrigatória de caráter continuado é aquela derivada de lei, medida provisória ou ato administrativo normativo que fixe para o ente público a obrigação legal de sua execução por um período superior a dois exercícios financeiros.

Portanto, a alternativa c está correta ao afirmar que se considera obrigatória de caráter continuado a despesa corrente derivada de ato administrativo normativo que imponha a obrigação legal por mais de dois exercícios.

As outras alternativas apresentam incorreções. Por exemplo, a alternativa a fala em 12 meses, mas a lei exige período superior a dois exercícios (mais de dois anos).

As alternativas b, d e e mencionam comprovações relacionadas a metas fiscais e receitas, que são exigências para criação ou aumento de despesas obrigatórias, mas não definem o conceito de despesa obrigatória de caráter continuado, que é o foco da questão.

Assim, após uma segunda análise, confirma-se que a alternativa c é a correta, em conformidade com o artigo 16 da Lei Complementar nº 101/2000.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.