Questões Direito Constitucional

Na hipótese de determinado Estado pretender desmembrar-se da Federação brasileira, o...

Responda: Na hipótese de determinado Estado pretender desmembrar-se da Federação brasileira, o ato em questão


1Q164269 | Direito Constitucional, Auditor Público Externo, TCE RS, FCC

Na hipótese de determinado Estado pretender desmembrar-se da Federação brasileira, o ato em questão

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d) A Constituição Federal de 1988 estabelece, em seu artigo 1º, que a República Federativa do Brasil é formada pela união indissolúvel dos Estados, Municípios e Distrito Federal. Isso significa que não há previsão constitucional para o desmembramento ou secessão de qualquer Estado da Federação.

A alternativa a) está incorreta porque, embora preveja plebiscito, não há lei estadual ou federal que autorize o desmembramento, já que a Constituição não admite essa possibilidade.

A alternativa b) está incorreta porque a incompatibilidade não decorre do princípio da separação dos poderes, mas sim da própria estrutura federativa e da indissolubilidade da união prevista na Constituição.

A alternativa c) está incorreta porque, embora a Constituição preveja o processo de emenda constitucional, não há emenda que permita a secessão ou desmembramento de Estados.

A alternativa e) está incorreta porque, apesar de mencionar plebiscito e aprovação do Congresso, não há previsão constitucional para que o Congresso autorize o desmembramento, pois a federação é indissolúvel.

Portanto, a única alternativa correta é a d), que afirma a incompatibilidade do desmembramento com a Constituição, devido à união indissolúvel dos entes federativos.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.