A inflação acumulada nos últimos doze meses encontra-se no mês de abril de...

A inflação acumulada nos últimos doze meses encontra-se no mês de abril de 2011 acima da meta de inflação adotada no país. Para trazer de volta a inflação para a meta, a melhor combinação de pol...


A inflação acumulada nos últimos doze meses encontra-se no mês de abril de 2011 acima da meta de inflação adotada no país. Para trazer de volta a inflação para a meta, a melhor combinação de políticas monetária e fiscal é, respectivamente,

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

  • Equipe Gabarite
    Equipe Gabarite
    31/12/1969 • 21:00
    Gabarito: c)

    Quando a inflação está acima da meta, o objetivo das políticas econômicas é reduzir a pressão inflacionária. Para isso, a política monetária deve ser contracionista, ou seja, aumentar a taxa de juros (Selic) para desestimular o consumo e o investimento, reduzindo a demanda agregada e, consequentemente, a inflação.

    Paralelamente, a política fiscal deve ser contracionista, ou seja, reduzir os gastos do governo para diminuir a demanda agregada. Gastos públicos elevados aumentam a demanda e podem pressionar ainda mais a inflação.

    Portanto, a combinação correta para controlar a inflação acima da meta é a elevação da Selic (política monetária contracionista) e a contração dos gastos do governo (política fiscal contracionista).

    A alternativa c) expressa exatamente essa combinação, justificando o gabarito oficial.

    Checagem dupla:
    - A alternativa a) elevação da Selic e aumento dos gastos do governo é contraditória, pois o aumento dos gastos estimula a demanda.
    - A alternativa b) redução da Selic e dos gastos do governo é inadequada, pois reduzir a Selic estimula a demanda, o que é contrário ao objetivo.
    - A alternativa d) redução dos gastos e da Selic também é inadequada, pois a redução da Selic estimula a demanda.
    - A alternativa e) redução dos gastos e elevação da Selic é equivalente à c), mas a ordem da resposta pede respectivamente política monetária e fiscal, e a alternativa c) está correta nessa ordem.

    Assim, a resposta correta é a letra c.
🔒
Conteúdo restrito

Cadastre-se para visualizar comentários e resoluções.

Criar conta grátis

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Política de Privacidade.