Questões Economia Política fiscal

A inflação acumulada nos últimos doze meses encontra-se no mês de abril de 2011 acim...

Responda: A inflação acumulada nos últimos doze meses encontra-se no mês de abril de 2011 acima da meta de inflação adotada no país. Para trazer de volta a inflação para a meta, a melhor combinação de pol...


1Q165613 | Economia, Política fiscal, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ RJ, FGV

A inflação acumulada nos últimos doze meses encontra-se no mês de abril de 2011 acima da meta de inflação adotada no país. Para trazer de volta a inflação para a meta, a melhor combinação de políticas monetária e fiscal é, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Equipe Gabarite
Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c)

Quando a inflação está acima da meta, o objetivo das políticas econômicas é reduzir a pressão inflacionária. Para isso, a política monetária deve ser contracionista, ou seja, aumentar a taxa de juros (Selic) para desestimular o consumo e o investimento, reduzindo a demanda agregada e, consequentemente, a inflação.

Paralelamente, a política fiscal deve ser contracionista, ou seja, reduzir os gastos do governo para diminuir a demanda agregada. Gastos públicos elevados aumentam a demanda e podem pressionar ainda mais a inflação.

Portanto, a combinação correta para controlar a inflação acima da meta é a elevação da Selic (política monetária contracionista) e a contração dos gastos do governo (política fiscal contracionista).

A alternativa c) expressa exatamente essa combinação, justificando o gabarito oficial.

Checagem dupla:
- A alternativa a) elevação da Selic e aumento dos gastos do governo é contraditória, pois o aumento dos gastos estimula a demanda.
- A alternativa b) redução da Selic e dos gastos do governo é inadequada, pois reduzir a Selic estimula a demanda, o que é contrário ao objetivo.
- A alternativa d) redução dos gastos e da Selic também é inadequada, pois a redução da Selic estimula a demanda.
- A alternativa e) redução dos gastos e elevação da Selic é equivalente à c), mas a ordem da resposta pede respectivamente política monetária e fiscal, e a alternativa c) está correta nessa ordem.

Assim, a resposta correta é a letra c.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.