As opções trazem o diagnóstico e a indicação de correção do que estiver gramatical e lingüisticamente errado no trecho abaixo.
Podemos prever o traço fundamental do comércio colonial: ele deriva imediatamente do próprio caráter da colonização, organizada como ela está na base da produção de gêneros tropicais e metais preciosos para o fornecimento do mercado internacional. É a exportação desses gêneros, pois, que constituirá o elemento essencial das atividades comerciais da colônia. O comércio exterior brasileiro é todo ele, pode-se dizer, marítimo. Nossas fronteiras atravessavam áreas muito pouco povoadas, quando não inteiramente indevassadas. A colonização portuguesa vinda do Atlântico, e a espanhola, quase toda do Pacífi co, mal tinham ainda engajado suas vanguardas, de sorte que entre ambas ainda sobravam vastos territórios ocupados. Circunstância essa ditada por contingências geográfi cas e econômicas, e que tem grande signifi cação política e administrativa, pois facilitou, pode-se dizer mesmo que tornou possível, o monopólio do comércio da colônia que a metrópole pretendia para si. Foi bastante reservar-se a navegação, providência muito mais simples que uma fi scalização fronteiriça difícil, se não impraticável, nos extensos limites do país.
(Caio Prado Júnior, História econômica do Brasil, com adaptações)
✂️ a) Diagnóstico do erro: vírgulas isolando a conjunção "pois"(l.6) Indicação de correção: suprimir a vírgula posterior à referida conjunção. ✂️ b) Diagnóstico do erro: pontuação da expressão "vinda do Atlântico"(l.12 e 13). Indicação de correção: colocá-la entre parênteses, sem a vírgula após "Atlântico". ✂️ c) Diagnóstico do erro: falta de concordância verbal no verbo "tinham" (l.14). Indicação de correção: empregar o referido verbo no singular. ✂️ d) Diagnóstico do erro: incoerência textual no emprego do adjetivo "ocupados" (l.16). Indicação de correção: substituí-lo por inocupados. ✂️ e) Diagnóstico do erro: mau emprego do travessão, na linha 24. Indicação de correção: eliminá-lo.