Questões Direito Constitucional Direitos Sociais

A celebração de convenções e acordos coletivos de trabalho constitui direito dos tr...

Responda: A celebração de convenções e acordos coletivos de trabalho constitui direito dos trabalhadores da iniciativa privada que não se estende aos servidores públicos, por exigir a presença de partes ...


1Q166983 | Direito Constitucional, Direitos Sociais, Auditor Fiscal do Trabalho, MTE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito da aplicabilidade das normas constitucionais e dos direitos e garantias fundamentais, julgue os itens subsequentes de acordo com o entendimento do STF.

A celebração de convenções e acordos coletivos de trabalho constitui direito dos trabalhadores da iniciativa privada que não se estende aos servidores públicos, por exigir a presença de partes formalmente detentoras de autonomia negocial, característica não vislumbrada nas relações estatutárias.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a) Certo

De acordo com o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), a celebração de convenções e acordos coletivos de trabalho é um direito dos trabalhadores da iniciativa privada, garantido pela Constituição Federal. No entanto, esse direito não se estende aos servidores públicos, uma vez que as relações de trabalho no serviço público são regidas por estatutos e leis específicas, que não preveem a negociação coletiva da mesma forma que na iniciativa privada.

Portanto, a afirmativa de que a celebração de convenções e acordos coletivos de trabalho constitui direito dos trabalhadores da iniciativa privada que não se estende aos servidores públicos está correta, conforme entendimento do STF.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.