Questões Português Interpretação de Textos

Assinale a opção em que a estrutura sugerida para preenchimento da lacuna correspond...

Responda: Assinale a opção em que a estrutura sugerida para preenchimento da lacuna correspondente provoca defeito de coesão e incoerência nos sentidos do texto.A violência no País há muito ultrap...


1Q167482 | Português, Interpretação de Textos, Auditor Fiscal do Tesouro Estadual, SET RN, ESAF

Assinale a opção em que a estrutura sugerida para preenchimento da lacuna correspondente provoca defeito de coesão e incoerência nos sentidos do texto.

A violência no País há muito ultrapassou todos os limites. _______1________ dados recentes mostram o Brasil como um dos países mais violentos do mundo, levando-se em conta o risco de morte por homicídio. Em 1980, tínhamos uma média de, aproximadamente, doze homicídios por cem mil habitantes. ______2______, nas duas décadas seguintes, o grau de violência intencional aumentou, chegando a mais do que o dobro do índice verificado em 1980 - 121,6% - , _____3_____, ao final dos anos 90 foi superado o patamar de 25 homicídios por cem mil habitantes. _______4_____, o PIB por pessoa em idade de trabalho decresceu 26,4%, isto é, em média, a cada queda de 1% no PIB a violência crescia mais do que 5% entre os anos 1980 e 1990. Estudos do Banco Interamericano de Desenvolvimento mostram que os custos da violência consumiram, apenas no setor saúde, 1,9% do PIB entre 1996 e 1997. _____5_____ a vitimização letal se distribui de forma desigual: são, sobretudo, os jovens pobres e negros, do sexo masculino, entre 15 e 24 anos, que têm pago com a própria vida o preço da escalada da violência no Brasil.

(Adaptado de http://www.brasil.gov.br/acoes.htm)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: e)

Vamos analisar cada uma das opções para entender qual delas provoca defeito de coesão e incoerência no texto:

1) "Tanto é assim que" – Essa expressão reforça a ideia anterior, indicando que os dados recentes confirmam o que foi dito. Faz sentido e mantém a coesão.

2) "Lamentavelmente" – Um advérbio que expressa sentimento diante do aumento da violência. Também é coerente e conecta bem as ideias.

3) "Ou seja" – Serve para explicar ou reformular a informação anterior, o que encaixa bem ao detalhar o aumento da violência.

4) "Simultaneamente" – Indica que o PIB decresceu ao mesmo tempo em que a violência cresceu, o que é coerente com o contexto.

5) "Se bem que" – Essa expressão indica uma concessão, uma ideia contrária ou limitadora. No texto, a frase fala sobre a distribuição desigual da vitimização letal, que é uma informação complementar, não uma concessão. Usar "se bem que" aqui gera incoerência, pois não há oposição real entre as ideias.

Portanto, a opção que provoca defeito de coesão e incoerência é a letra e).
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.