Questões Direito Penal Abolitio criminis

Considerando a legislação, a doutrina e a jurisprudência a respeito da aplicação da lei...

Responda: Considerando a legislação, a doutrina e a jurisprudência a respeito da aplicação da lei penal no tempo, com relação ao instituto da abolitio criminis, analise as assertivas abaixo e assinale...


1Q167816 | Direito Penal, Abolitio criminis, Auditor Fiscal da Receita Federal, Receita Federal, ESAF

Considerando a legislação, a doutrina e a jurisprudência a respeito da aplicação da lei penal no tempo, com relação ao instituto da abolitio criminis, analise as assertivas abaixo e assinale a opção correta.

I. A abolitio criminis pode ser aplicada para delitos tributários.

II. A lei penal pode retroagir para prejudicar o réu já condenado em trânsito em julgado e tal instituto denomina-se abolitio criminis.

III. A obrigação de indenizar o dano causado pelo crime, oriunda de efeito da condenação penal, desaparece com a abolitio criminis.

IV. O instituto da abolitio criminis não é aceito pela jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)

A assertiva correta é a de número I.

A Abolitio criminis é um instituto do Direito Penal que ocorre quando uma conduta deixa de ser considerada crime, seja por mudança na legislação ou por interpretação jurisprudencial. No entanto, no caso dos delitos tributários, a Abolitio criminis não se aplica, pois a legislação tributária possui características específicas que não permitem a sua incidência nesse contexto.

Portanto, a assertiva II está incorreta, pois a Abolitio criminis não se refere à retroatividade da lei penal para prejudicar o réu. A assertiva III também está incorreta, pois a obrigação de indenizar o dano causado pelo crime não desaparece com a Abolitio criminis.

Já a assertiva IV está incorreta, uma vez que a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal aceita sim o instituto da Abolitio criminis em determinadas situações.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.