Questões Ética na Administração Pública Ética na Administração Pública

Configura enriquecimento ilícito no exercício da função pública

Responda: Configura enriquecimento ilícito no exercício da função pública


Q167936 | Ética na Administração Pública, Ética na Administração Pública, Auditor Fiscal do Tesouro Estadual, SET RN, ESAF

Configura enriquecimento ilícito no exercício da função pública

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Ingrid Nunes
Por Ingrid Nunes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: e)

O enriquecimento ilícito no exercício da função pública ocorre quando um servidor público aumenta seu patrimônio de forma desproporcional à sua renda, sem conseguir justificar a origem lícita desse aumento. Isso significa que, caso um servidor público adquira bens ou valores de forma incompatível com sua remuneração e não consiga comprovar a legalidade dessa origem, estará configurado o enriquecimento ilícito.

Essa prática é considerada ilegal e pode acarretar em sanções administrativas e até mesmo penais, de acordo com a Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429/1992), que prevê a punição para agentes públicos que enriquecem ilicitamente no exercício de suas funções.

Portanto, a alternativa correta que configura o enriquecimento ilícito no exercício da função pública é a letra e) o servidor público aumentar o seu patrimônio de forma desproporcional à sua renda, se não conseguir justificar a origem lícita desse aumento.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.