Considere as orações abaixo. I. Prescreveu–se vários medicamentos....

Considere as orações abaixo. I. Prescreveu–se vários medicamentos. II. Trata–se de doenças graves. A concordância está correta em


publicidade

Considere as orações abaixo.
I. Prescreveu–se vários medicamentos.
II. Trata–se de doenças graves.
A concordância está correta em

Analisando...
publicidade

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

Criar conta grátis
  • David Castilho
    David Castilho EQUIPE
    27/10/2025 • 17:56
    Gabarito: b)

    Vamos analisar as duas orações:

    I. "Prescreveu–se vários medicamentos."
    Aqui, o verbo "prescrever" está na 3ª pessoa do singular ("prescreveu"), mas o sujeito é "vários medicamentos", que é plural. Com o pronome "se" indicando voz passiva sintética, o verbo deve concordar com o sujeito, ou seja, ficar no plural: "Prescreveram-se vários medicamentos." Portanto, a concordância está incorreta.

    II. "Trata–se de doenças graves."
    Nesse caso, o verbo "tratar-se" é impessoal e geralmente fica no singular, mesmo que o sujeito esteja no plural ("doenças graves"). Então, "Trata-se de doenças graves" está correto.

    Por isso, a concordância correta está somente na frase II.
publicidade
🍪

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.