Questões Português

Na oração "gritos da torcida local imitavam o som de macacos" (subtítulo), observa?s...

Responda: Na oração "gritos da torcida local imitavam o som de macacos" (subtítulo), observa?se o respeito à norma? ?padrão no que toca à concordância entre o sujeito e seu verbo correspondente. Em qu...


1Q170505 | Português, Cargos de Nível Superior, Banco do Brasil, CESGRANRIO

Na oração "gritos da torcida local imitavam o som de macacos" (subtítulo), observa?se o respeito à norma? ?padrão no que toca à concordância entre o sujeito e seu verbo correspondente.
Em qual dos casos abaixo houve, também, respeito à norma?padrão quanto à concordância verbal?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
David Castilho
Por David Castilho em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

Na opção correta (a), "A maioria dos torcedores zombou do jogador", há o respeito à norma-padrão quanto à concordância verbal. O verbo "zombou" concorda corretamente com o sujeito "a maioria dos torcedores".

Já nas demais opções, ocorrem erros de concordância verbal:

b) "Houveram muitos gritos imitando o som de macacos." - O verbo "houveram" está no plural, quando deveria concordar com o sujeito "muitos gritos", que está no singular. O correto seria: "Houve muitos gritos imitando o som de macacos."

c) "Ainda existe atitudes racistas no país." - O verbo "existe" concorda corretamente com o sujeito "atitudes racistas".

d) "Deve ser respeitada as diferenças entre as pessoas." - O verbo "respeitada" deveria concordar com o sujeito "as diferenças", que está no plural. O correto seria: "Devem ser respeitadas as diferenças entre as pessoas."

e) "Uniu-se em atitude racista os torcedores." - O verbo "uniu-se" está corretamente flexionado na terceira pessoa do singular, concordando com o sujeito "os torcedores".

Portanto, a única opção que respeita a norma-padrão quanto à concordância verbal é a alternativa a).
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.