Questões Enfermagem Urgência e emergência

Como o paciente foi vítima de acidente automobilístico, a hiperextensão do pescoço, ...

Responda: Como o paciente foi vítima de acidente automobilístico, a hiperextensão do pescoço, com a finalidade de desobstrução das vias aéreas, é contraindicada porque pode lesar a medula espinhal.


1Q170832 | Enfermagem, Urgência e emergência, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, BRB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Um homem de 35 anos de idade deu entrada em um pronto-socorro com história de acidente automobilístico. No momento em que um profissional de enfermagem avaliava suas condições gerais, o paciente apresentou uma parada cardiorrespiratória.

Considerando a situação apresentada, julgue os itens a seguir.

Como o paciente foi vítima de acidente automobilístico, a hiperextensão do pescoço, com a finalidade de desobstrução das vias aéreas, é contraindicada porque pode lesar a medula espinhal.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

Na situação apresentada, a hiperextensão do pescoço para desobstrução das vias aéreas de um paciente vítima de acidente automobilístico é contraindicada, pois pode, de fato, lesar a medula espinhal. A técnica correta a ser utilizada nesses casos é a manobra de elevação do queixo sem hiperextensão do pescoço, a fim de garantir a permeabilidade das vias aéreas sem causar danos adicionais ao paciente.

Essa conduta está de acordo com o Protocolo de Atendimento a Vítimas de Trauma do Ministério da Saúde, que preconiza a abordagem correta para garantir a segurança e a integridade do paciente em situações de emergência.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.