Questões Sistemas de Informação

Um Padrão de Projeto nomeia, abstrai e identifica os aspectos-chave de uma estrutura...

Responda: Um Padrão de Projeto nomeia, abstrai e identifica os aspectos-chave de uma estrutura de projeto comum para torná-la útil para a criação de um projeto orientado a objetos reutilizáveis. GAMMA...


1Q171147 | Sistemas de Informação, Ciência da Computação, ENADE, INEP

Um Padrão de Projeto nomeia, abstrai e identifica os aspectos-chave de uma estrutura de projeto comum para torná-la útil para a criação de um projeto orientado a objetos reutilizáveis.
GAMMA, E., HELM, R., JOHNSON, R., VLISSIDES, J. Padrões de Projeto-Soluções Reutilizáveis de Software Orientado a Objetos. Porto Alegre: Bookman, 2000.

Em relação a Padrões de Projeto, analise as afirmações a seguir.

I. Prototype é um tipo de padrão estrutural.

II. Singleton tem por objetivos garantir que uma classe tenha ao menos uma instância e fornecer um ponto global de acesso para ela.

III. Template Method tem por objetivo definir o esqueleto de um algoritmo em uma operação, postergando a definição de alguns passos para subclasses.

IV. Iterator fornece uma maneira de acessar sequencialmente os elementos de um objeto agregado sem expor sua representação subjacente.

É correto apenas o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: e)

Vamos analisar cada afirmação para entender o porquê da resposta correta ser a alternativa e.

I. Prototype é um padrão de criação, não estrutural. Ele tem como objetivo criar novos objetos copiando um protótipo existente, evitando a criação direta via construtor. Portanto, a afirmação I está incorreta.

II. Singleton tem por objetivo garantir que uma classe tenha exatamente uma única instância e fornecer um ponto global de acesso a essa instância. A afirmação diz "ao menos uma instância", o que está incorreto, pois o padrão Singleton garante uma única instância. Logo, a afirmação II está incorreta.

III. Template Method é um padrão comportamental que define o esqueleto de um algoritmo em uma operação, deixando alguns passos para serem implementados pelas subclasses. Essa definição está correta.

IV. Iterator é um padrão comportamental que fornece uma maneira de acessar sequencialmente os elementos de um objeto agregado sem expor sua representação interna. Essa definição está correta.

Portanto, apenas as afirmações III e IV estão corretas, o que corresponde à alternativa e.

Checagem dupla confirma que Prototype é padrão de criação, Singleton garante uma única instância, e Template Method e Iterator são comportamentais com as descrições corretas. Assim, a alternativa e é a correta.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.