Questões Direito Constitucional Garantias processuais

Conforme entendimento do STF com base no princípio da vedação do anonimato, os escri...

Responda: Conforme entendimento do STF com base no princípio da vedação do anonimato, os escritos apócrifos não podem justificar, por si sós, desde que isoladamente considerados, a imediata instauração da...


1Q172599 | Direito Constitucional, Garantias processuais, Defensor Público, DPU, CESPE CEBRASPE

Conforme entendimento do STF com base no princípio da vedação do anonimato, os escritos apócrifos não podem justificar, por si sós, desde que isoladamente considerados, a imediata instauração da persecutio criminis, salvo quando forem produzidos pelo acusado, ou, ainda, quando constituírem eles próprios o corpo de delito.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: a)

O entendimento do STF realmente é esse: escritos apócrifos, ou seja, aqueles sem autoria identificada, não podem, sozinhos, justificar a abertura imediata de uma investigação criminal (persecutio criminis). Isso porque o princípio da vedação do anonimato protege contra acusações baseadas em informações sem autoria clara. A exceção ocorre quando esses escritos são produzidos pelo próprio acusado ou quando eles são o corpo de delito, ou seja, a prova material do crime. Portanto, a afirmativa está correta.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.